Notícias

Quarentena: como manter a saúde mental em dia?

Com o distanciamento social, a ansiedade vem a tona. Por isso, é importante ocupar o tempo ocioso e promover a autoestima intelectual para driblar esse momento.

Larissa
Larissa especial e exclusivo para o RIC Mais
Quarentena: como manter a saúde mental em dia?

27 de abril de 2020 - 00:00 - Atualizado em 27 de abril de 2020 - 00:00

Você imaginou que o novo século começaria com uma pandemia? Certamente não, afinal, essa possibilidade quase que remota, jamais passaria por nossas cabeças. A quarentena e o isolamento social já é uma realidade em diversos países, inclusive no Brasil.

Por isso, proteger a sua saúde mental em tempos de Coronavírus é fundamental! 

Cuidado com as Fake News e com o excesso de informação

As notícias não param de surgir e as novidades sobre a COVID-19 são atualizadas a cada segundo. Mas, tenha calma na hora de consumir informação! Não fique o tempo todo conectado, isso aumenta a sensação de incertezas e gera preocupações. 

O ideal é filtrar a quantidade e a qualidade das informações, busque sempre por fontes confiáveis. No caso do Coronavírus, o site do Ministério da Saúde.

Cuide da sua alimentação

Agora mais do que nunca é importante manter hábitos saudáveis, uma boa alimentação é de extrema importância para a imunidade do nosso organismo. Foque no que está ao seu alcance e siga as medidas preventivas para combater a doença, evitando a disseminação do vírus

Cuide da mente

Vigie os seus pensamentos, emoções e comportamentos durante esse período. Identifique os pensamentos que lhe causam desconforto e elimine-os da sua cabeça, como por exemplo, lendo um bom livro. 

Com o distanciamento social, a ansiedade vem a tona. Por isso, se comunique com amigos e familiares através de vídeos ou mensagens e busque novos conhecimentos. Ocupar o tempo ocioso e promover a autoestima intelectual pode ser uma grande saída para driblar esse momento.