Economia

Qual é o momento certo para compra de imóvel?

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais

18 de abril de 2017 - 00:00 - Atualizado em 18 de abril de 2017 - 00:00

Confira alguns passos e saiba qual é o momento certo para a compra do imóvel (Foto: Divulgação/Chaves na Mão)

É preciso ter alguns cuidados para fechar um ótimo negócio. Confira alguns passos e saiba qual é o momento certo para a compra do imóvel!

A compra do imóvel próprio é um dos grandes projetos de vida de muitos brasileiros. Porém, é preciso ter alguns cuidados para fechar um ótimo negócio. Confira alguns passos!

Está na meta de muitas pessoas comprar um imóvel próprio até os 30 anos. Mas será que existe uma idade ideal? Alguns especialistas afirmam que nesta faixa de idade a prioridade deve ser a sua formação e experiência de vida, podendo investir em cursos, viagens e experiências que contribuam para o crescimento pessoal e profissional.

Se for para pensar na idade, o ideal é que você esteja em um período de estabilidade. Falando nisso, a estabilidade financeira deve ser um dos principais quesitos na hora da compra do imóvel. Tenha ciência de que se trata de um compromisso de longa duração. Analise a sua situação e encontre um momento de maior estabilidade na sua carreira e na sua vida pessoal.

A necessidade da sua família é outra situação que deve ser levada em conta. Muitas pessoas contam com expectativas de vida bem estruturadas, ou seja, sonham em casar, comprar uma casa e ter filhos, por exemplo. É preciso planejamento para alcançar as metas! Para isso, vale investir em uma poupança e levar à risca o fato de poupar dinheiro para atingir uma meta de vida, como a compra de imóvel. Este é um investimento que tende a valorizar com o tempo, além de poder ser alugado gerando uma renda extra.

Confira algumas dicas para fechar um ótimo negócio:

– Destine, no máximo, 25% da sua renda mensal para comprar o imóvel;

– O indicado é dar uma entrada de, pelo menos, 30% do valor do imóvel;

– Tenha ciência que outros gastos também serão necessários ao comprar um imóvel;

– Para facilitar o pagamento, você pode optar pelo consórcio de imóveis;