Coronavírus

Psicólogos vão atender servidores de Curitiba durante período da pandemia do coronavírus

Lucas
Lucas Sarzi
Psicólogos vão atender servidores de Curitiba durante período da pandemia do coronavírus
Foto: Ilustrativa.

23 de março de 2020 - 00:00 - Atualizado em 1 de julho de 2020 - 14:50

Os servidores de Curitiba que estiverem trabalhando diretamente no período da pandemia do novo coronavírus vão receber atendimento de um psicólogo por telefone. O serviço, que começa a partir desta terça-feira (24), vai ser um canal direto entre os servidores e os psicólogos que vão fazer o acolhimento preventivo de quem se sentir sobrecarregado emocionalmente com a situação.

O telefone para o atendimento é o (41) 3350-8200 e vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 18h. O serviço vai ser oferecido pelo Departamento de Saúde Operacional da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal.

LEIA TAMBÉM: Cinco UPAs de Curitiba ganham espaços externos para atendimento de casos respiratórios

“Alguns podem sentir medo, ficar angustiados. Queremos contribuir para a proteção dos servidores que estiverem trabalhando em suas unidades, aqueles que estiverem em casa fazendo o trabalho remoto e aqueles que não podem exercer sua atividade profissional neste momento”, explicou a diretora do Departamento de Saúde Ocupacional, Maria de Lourdes Santos Iargas D’Ávila (Teka).

A abordagem, por telefone, conforme disse Maria de Lourdes, “será com escuta acolhedora e orientações técnicas”. Ela esclarece ainda que, caso os psicólogos percebam alguma situação delicada que possa resultar na instalação de alguma patologia, o servidor vai ser orientado a buscar a rede credenciada do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), quando for beneficiário do plano de saúde, ou outro serviço disponível na cidade.