Notícias

Projeto dá oportunidade de renda para mulheres da Vila Torres

Moradoras estão recebendo capacitação profissional para atuar como diaristas

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Projeto dá oportunidade de renda para mulheres da Vila Torres

16 de outubro de 2020 - 17:39 - Atualizado em 16 de outubro de 2020 - 17:39

Moradoras da Vila Torres, em Curitiba, estão recebendo capacitação profissional para atuarem como diaristas e assim gerarem renda para suas famílias. A iniciativa faz parte do projeto SOS Vila Torres e conta com apoio de Província Marista Brasil Centro-Sul e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), que fará a emissão do certificado de formatura da primeira turma, a ser realizada neste sábado, 17, às 16h, no Colégio Esperança, na Vila Torres. Um próximo curso já está sendo preparado e deve ter início em novembro.

Coordenado pelo Grupo Carisma (Jesuítas, Maristas, Vicentinas, Bernardinas, Redentoristas e Bom Jesus-Franciscano) e ministrado pelos profissionais da saúde do Posto Capanema, o Curso Profissionalizante de Diaristas contou com a participação de 13 mulheres na primeira turma. “Essa iniciativa visa auxiliar as participantes a entrar no mercado de trabalho e gerar renda para as pessoas que estão desempregadas e não tem uma educação formal”, destacou o Padre Joaquim Parron, coordenador do SOS Vila Torres.

Conforme conta Parron, o curso tratou da ética profissional, modos de apresentação no trabalho, o planejamento da limpeza, cuidados pessoais, ergonomia, uso de produtos de limpeza e vários outros temas ligados ao trabalho de diarista, na linha da limpeza e do cuidado das casas.

Os temas foram tratados na linha teórica e prática. No último dia, foi realizado um estágio supervisionado e remunerado nas casas de moradores idosos na própria Vila Torres. Além disso, o Grupo Carisma doou um kit limpeza para cada uma das alunas que fizeram o curso. As participantes também receberam um cartão de visita personalizado com seu nome em formato digital e impresso.