Notícias

Semana Santa: Igreja Católica incentiva orações nas casas por conta da pandemia; confira a programação

Iniciam nesta quinta-feira (9) as celebrações mais tradicionais dos católicos em preparação para a Páscoa, quando rememoram a ressurreição de Cristo 

Guilherme
Guilherme Becker / Editor
Semana Santa: Igreja Católica incentiva orações nas casas por conta da pandemia; confira a programação
(FOTO: ILUSTRAÇÃO)

8 de abril de 2020 - 00:00 - Atualizado em 1 de julho de 2020 - 14:48

A quinta-feira santa marca para os católicos o início do Tríduo Pascal, com as tradicionais celebrações em preparação para a Páscoa. Na Arquidiocese de Curitiba, sem público presente nas missas desde 19 de março, as igrejas preparam-se para celebrações com transmissões nas redes sociais.

Um roteiro litúrgico de oração foi disponibilizado no site da Arquidiocese, para que as famílias possam celebrar em suas casas os ritos da quinta, sexta e sábado santos.

Entre as principais alterações deste ano em Curitiba, em razão da covid-19, estão a ausência de público nas missas, ausência de procissões e a possibilidade de oferta de comunhão eucarística no domingo de Páscoa nos carros.

Programação da Semana Santa

As celebrações do Tríduo iniciam na quinta-feira santa (9) com a missa da Ceia do Senhor, sempre após o pôr do Sol. Seguem na sexta-feira santa (10) com a Celebração da Paixão do Senhor e encerram no sábado (11) com a vigília pascal, momento que para os católicos corresponde à espera pela ressurreição de Cristo. 

Cada paróquia define os horários de suas celebrações, assim aqueles que quiserem acompanhar devem consultar previamente a paróquia em seus canais de comunicação. O Arcebispo de Curitiba realiza as celebrações do Tríduo Pascal e do Domingo de Páscoa no Santuário Guadalupe, no centro da cidade, com transmissão pela página da arquidiocese no Facebook.

Algumas alterações às tradições precisarão ser realizadas em adaptação ao momento vivido: não acontece o tradicional ato de lava-pés na quinta-feira, não ocorre a via sacra ou a procissão do Senhor morto na sexta-feira, nem a bênção “fogo novo” na vigília de sábado, entre outras alterações nos roteiros celebrativos necessárias pela ausência de público.

No domingo de Páscoa (12), além das celebrações online, algumas paróquias de Curitiba poderão oferecer a comunhão eucarística aos católicos preferencialmente nos carros, no período das 8h às 12h, seguindo as recomendações sanitárias instruídas pela Prefeitura de Curitiba.

Em vídeo divulgado pela Arquidiocese de Curitiba, o arcebispo Dom José Antônio Peruzzo comenta as medidas de precauções e destaca que é necessário também a preparação espiritual, acompanhando missa online e realizando ato de arrependimento dos pecados antes do recebimento da comunhão. Não serão todas as paróquias com possibilidade de oferecer a comunhão, portanto os fiéis devem consultar previamente os canais de comunicação de sua paróquia.

Horários das celebrações com Arcebispo de Curitiba

Local: Santuário Nossa Senhora de Guadalupe. Sem presença de público e com transmissão pela página da Arquidiocese de Curitiba no facebook 

  • Quinta-feira, dia 09/04, às 19h: Missa da Ceia do Senhor
  • Sexta-feira, dia 10/04, às 15h: Narração da Paixão e Adoração da Cruz
  • Sábado, dia 11/04, às 19h: Vigília Pascal
  • Domingo, dia 12/04, às 18h: Missa

Os horários das celebrações nas paróquias e a possibilidade de receber a comunhão eucarística no Domingo devem ser consultados diretamente junto aos canais de cada paróquia.