Lucas
Lucas Sarzi com informações da PRF

30 de maio de 2020 - 00:00

Atualizado em 1 de julho de 2020 - 14:41

Notícia Boa!

Equipe da PRF salva bebê engasgado após amamentação em Curitiba

Equipe da PRF salva bebê engasgado após amamentação em Curitiba
O bebê foi levado, com a mãe, ao hospital. Foto: Divulgação/PRF.

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que organizava o trânsito na Linha Verde, no Atuba, em Curitiba, foi surpreendida na noite desta sexta-feira (29). Os policiais foram abordados pela mãe de um bebê que tinha acabado de amamentar e provavelmente tinha engasgado. O bebê foi salvo através da ação rápida dos policiais.

Conforme relataram os agentes da PRF, a equipe estava organizando o trânsito no trevo do Atuba, que está em obras, quando chegaram a mãe e o pai da criança, desesperados. O casal pediu ajuda, pois o bebê estava desmaiado em seus braços.

De imediato, os policias pegaram o bebê no colo e verificaram que ele estava com dificuldade de respirar, sem movimentos corporais e vermelhidão no rosto. Um dos policiais fez um procedimento, conhecido como Manobra de Heimlich, e depois de algumas tentativas o bebê voltou.

Policial salvou o bebê

Aos poucos, ainda nos braços do policial, a criança foi recuperando a respiração, chorou e melhorou a cor da pele. Mesmo assim, a PRF encaminhou a mãe e o bebê ao Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), para o atendimento médico adequado.

Conforme a PRF, o bebê ficou internado, mas apenas para a realização de exames complementares. Na manhã deste sábado (30) recebeu alta e voltou para a casa com os pais, que certamente respiram aliviados pela ajuda que tiveram no socorro.

Saiba como salvar um bebê engasgado

A Manobra de Heimlich, feita pelo agente da PRF, consiste em deitar a criança de bruços sobre o braço, apoiá-la na palma da mão, de cabeça para baixo, com o tronco mais baixo que as pernas, e efetuar 5 compressões com o “calcanhar” da mão nas suas costas.

Logo após, vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Esse procedimento pode salvar a vida de um bebê. Veja no vídeo como agir se precisar: