Notícias

Presidente do México comemora anulação de condenações de Lula

Reuters
Reuters
Presidente do México comemora anulação de condenações de Lula
López Obrador fala durante cerimônia em Yucatán

12 de março de 2021 - 15:39 - Atualizado em 12 de março de 2021 - 15:40

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) – O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, comemorou nesta sexta-feira a anulação das condenações por corrupção do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, o que agora abre caminho para concorrer à eleição presidencial de 2022.

O juiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STJ), anulou na segunda-feira as condenações de Lula, uma decisão que agitou os mercados e alterou os prognósticos da eleição do próximo ano, que pode se polarizar entre o atual presidente, Jair Bolsonaro, e o petista.

“Sim, acredito que era importante que se eximisse de culpa o ex-presidente Lula … Esteve preso e enfrentou toda uma campanha contra ele e contra o movimento que representava”, disse López Obrador em sua coletiva de imprensa diária.

“Sim, comemoro isso, que as autoridades desse país tenham exonerado, limpado de culpa o ex-presidente Lula”, acrescentou.

Lula foi condenado e preso em 2018, saiu da prisão no final de 2019 e sempre insistiu que é inocente e que o caso teve motivação política.

O ex-presidente, que não disse se vai se candidatará à eleição do ano que vem, criticou o atual governo do presidente Jair Bolsonaro nesta semana, especialmente no que se refere a ações para deter a pandemia de Covid-19 no Brasil.

(Por Ana Isabel Martínez)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH2B1FS-BASEIMAGE