Notícias

Prefeitura de Maringá apresenta diagnóstico do Plano Diretor na Câmara

Por meio de estudos e audiências, já foi elaborado um documento com mais de mil páginas

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais com informações da PMM
Prefeitura de Maringá apresenta diagnóstico do Plano Diretor na Câmara
Apresentação teve público presencial e também foi transmitida via internet (Foto: PMM)

11 de setembro de 2021 - 11:01 - Atualizado em 11 de setembro de 2021 - 11:01

A Prefeitura de Maringá apresentou na noite de ontem (9) o diagnóstico do Plano Diretor na Câmara de Vereadores de Maringá. A apresentação foi feita pela diretora do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam), Bruna Barroca, e equipe.

“Tivemos ampla participação das pessoas. Foi uma audiência bem significativa”, explica Bruna Barroca. “Assim, fechamos a segunda etapa e vamos para a terceira, com as propostas de zoneamento”.

A audiência pública contou com público presencial e também foi transmitida pela internet. Entre os questionamentos dos políticos e do público estavam construções em fundos de vale, crescimento da cidade, construção de prédios, ocupação de espaços vazios, entre outros.

A revisão do Plano Diretor deve acontecer a cada dez anos. A Prefeitura debate com a comunidade, recebe sugestões, faz apresentações para diferentes segmentos da sociedade e do serviço público. Por meio de estudos e audiências, já foi elaborado um documento com mais de mil páginas. O Plano Diretor aborda o crescimento da cidade, criação de loteamentos, construção de prédios e moradias, entre outros.

Também participaram da audiência o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, a vereadora Ana Lúcia, os vereadores Sidney Telles, Luiz Alves e Rafael Roza, o deputado federal Ricardo Barros, entre outros.

O Plano Diretor segue quatro etapas: mobilização e proposta metodológica; análise temática integrada ou do diagnóstico; diretrizes e proposições; legislação e implementação. Será base para o desenvolvimento da cidade na próxima década.