Notícias

Homens precisam tirar a barba por causa da pandemia coronavírus? Descubra agora

Lavar a barba com água e sabão durante o banho e limpar algumas vezes durante o dia é o ideal. Se a pessoa espirrar é importante fazer a limpeza e higienização da barba imediatamente. 

Larissa
Larissa especial e exclusivo para o RIC Mais
Homens precisam tirar a barba por causa da pandemia coronavírus? Descubra agora

29 de abril de 2020 - 00:00 - Atualizado em 29 de abril de 2020 - 00:00

Uma das descobertas em meio à pandemia coronavírus é que a doença costuma ser transmitida pelas vias respiratórias. Com isso surgem muitas dúvidas em relação aos cuidados da face, como por exemplo se os homens precisam tirar a barba por causa do vírus. Descubra se isso é verdade.

A barba pode ser prejudicial?

O dermatologista Egon Daxbacher, diretor da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), diz que os vírus podem estar presentes em qualquer superfície, mas não há comprovação científica de que a barba é propícia a ter maior acúmulo.

Mas por estar muito próxima da boca e nariz, o infectologista Felipe Prohaska afirma que retirar a barba pode sim ser uma maneira de prevenção, já que frequentemente os homens podem levar as mãos na barba.

É possível afirmar que a barba pode ser prejudicial em alguma situações e em outras não. Para quem costuma pegar na barba com frequência ou não mantém a higienização dos pelos faciais em dia esse pode ser um problema.

Todos os homens precisam tirar a barba?

Mas afinal, todos os homens deveriam tirar a barba para se proteger durante a pandemia coronavírus? Segundo Igor Marinho, infectologista do Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), o cuidado maior é para os profissionais de saúde, pois há a necessidade do uso de máscaras. “Por causa da barba, a máscara pode perder a capacidade de filtrar o vírus e impurezas, além de prejudicar a vedação do material” diz ele.

O ideal para quem deseja garantir uma precaução a mais ou não gosta de ter cuidados especiais com a barba é retirá-la. Como não há comprovação científica se esta pode realmente ser uma ameaça à saúde, na via das dúvidas pode ser melhor removê-la. Mas para quem deseja uma segunda opção para não depilar a face, é interessante ter alguns cuidados de higiene a mais durante a pandemia coronavírus. Confira.

Cuidados com a barba em meio à pandemia coronavírus? 

Assim como é importante não levar as mãos sujas no rosto, a mesma regra vale para a barba. Evite tocá-la se não tiver higienizar as mãos antes. Como a barba fica em contato direto com as vias respiratórias também é importante mantê-la limpa. 

Lavar a barba com água e sabão durante o banho e limpar algumas vezes durante o dia é o ideal. Para Egon esta também é uma questão de bom senso, pois se a pessoa espirrar é importante fazer a limpeza e higienização da barba imediatamente.