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PR-323 terá trecho entre Paiçandu e Doutor Camargo duplicado

A melhoria na rodovia da região noroeste do Paraná tem a extensão de 20,75 quilômetros

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais com AEN
PR-323 terá trecho entre Paiçandu e Doutor Camargo duplicado
Foto: Gilson Abreu/AEN

29 de junho de 2020 - 11:33 - Atualizado em 29 de junho de 2020 - 11:33

A PR-323, entre Paiçandu e Doutor Camargo, no noroeste do Paraná, será duplicada. O investimento é de R$ 78,7 milhões e a previsão é que a obra esteja concluída em dezembro deste ano.

De acordo com o governo estadual, o pacote completo de obras no trecho contempla ainda outro viaduto, entre Água Boa e Doutor Camargo, uma trincheira, além de vias marginais em Paiçandu e também em Água Boa.

“Muitas vidas foram tiradas por essa rodovia. Presenciei vários acidentes e muitas mortes. Por isso essa obra trará inúmeros benefícios. Vai ficar melhor em toda parte”, comemora a dona de casa Cícera dos Reis, que vive na região. 

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, de janeiro a maio de 2020 foram 79 acidentes e cinco mortes ao longo dos 207 quilômetros da PR-323.

PR-323

Considerada uma das rodovias mais importantes do Paraná, a PR-323 faz a principal ligação entre as regiões norte e noroeste e passa por várias cidades. 

A rodovia suporta toda movimentação proveniente do polo têxtil paranaense, além de proporcionar ligação com o Mato Grosso do Sul e países do Mercosul.

A duplicação, destaca o governador Carlos Massa Ratinho Junior, além de garantir mais segurança para os usuários da rodovia, vai agilizar também o escoamento da produção da Região Noroeste.

“O Governo do Estado sempre tratou a modernização da PR-323 como prioridade. É uma artéria que escoa toda a produção do Noroeste do Estado e também de boa parte do Norte, de uma importância muito grande para a economia do Paraná”, afirmou o governador.

Outro trecho também deverá ser duplicado

Ratinho Junior disse que o plano de duplicação da rodovia contempla mais um trecho, de 6,3 quilômetros de extensão, que vai de Doutor Camargo até aproximadamente um quilômetro antes da margem do Rio Ivaí. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) o projeto executivo já foi licitado. O custo estimado do investimento para a obra é de R$ 46 milhões.

Além da duplicação e outras melhorias, o projeto inclui implantação de intersecção em desnível, vias marginais, acostamentos e passeios. A obra faz parte do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná e conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Anel de Integração

A PR-323 vai integrar o novo pacote de concessões de rodovias do Governo do Estado em parceria com a União. A expectativa é que o leilão possa ocorrer até o primeiro semestre de 2021, com a concessão valendo a partir de novembro do mesmo ano, quando vencem os atuais contratos.
Com isso, o Paraná passará de 2,5 mil quilômetros de rodovias pedagiadas para 4,1 mil, dentro do novo Anel de Integração.

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