Agronegócio

Porto Amazonas se prepara para colher safra de maçã

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais

10 de fevereiro de 2014 - 00:00 - Atualizado em 10 de fevereiro de 2014 - 00:00

O terceiro maior produtor de maçã do Paraná, Porto Amazonas se prepara para colher uma safra próxima da registrada em 2012, quando a produção chegou a 6,2 mil toneladas. Em 2013, foram colhidas 7,2 mil toneladas, porém a geada de setembro do ano passado afetou a safra colhida agora. No entanto, a qualidade da fruta que recém saiu das macieiras é a mesma apresentada nos anos anteriores. (Diário dos Campos Gerais)

Tempo

A onda de calor que atinge as regiões Sul e Sudeste do Brasil poderá perder força na próxima semana, segundo informações da Climatempo. Simulações atmosféricas feitas em supercomputadores confirmam o início do rompimento do bloqueio atmosférico por uma frente fria para o início da segunda quinzena de fevereiro.

A frente fria que começa a mudar as condições atmosféricas deve chegar ao Sul do Brasil entre os dias 13 e 15 de fevereiro. Este sistema não chega ao Sudeste, mas abre o caminho para uma segunda frente fria, que deve influenciar o Sudeste a partir do dia 17 de fevereiro. A notícia é boa para quem aguarda o retorno das chuvas. (Notícias Agrícolas)

Soja 

O forte calor e a falta de chuvas já comprometem a safra de soja na região de Londrina. Apesar da expectativa de safra recorde no Estado por causa do aumento na área plantada, o rendimento nas lavouras deve ser menor.

Quem esperou um pouco mais para plantar pode ter perdas de até 50%. O problema se agravou nos últimos dias, principalmente nas plantações localizadas em pontos mais baixos, com menor precipitação.

Há uma semana, o Deral divulgou uma estimativa de 4% de aumento na safra paranaense deste ano sobre a anterior graças ao aumento na área plantada. Um levantamento do departamento apontou que as condições das plantações pioraram entre 27 de janeiro e 3 de fevereiro.

O índice que mede a área em boas condições caiu de 94% para 88% nesse período. Segundo o Deral, já foram colhidos 440 mil hectares de soja no Estado. (Jornal de Londrina)

Operação Safra

O governador Beto Richa, o secretário de Infraestrutura e logística José Richa Filho e o superintendente dos Portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino, lançam, nesta terça-feira (11), a Operação Safra 2014. A ação, realizada em parceria com os operadores portuários do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá, concessionárias de pedágio e Polícia Rodoviária Federal, tem por objetivo de garantir o bom fluxo de escoamento de cargas para o porto, sem a formação de filas.

A campanha, que se estende pelo período de safra, vai distribuir material informativo aos caminhoneiros nas principais regiões produtoras do Paraná, além de informar os exportadores sobre as regras de funcionamento do porto, para garantir o cumprimento das normas do sistema Carga Online.(Gov do PR)

Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.