Ponta da Pita, em Antonina, segue impróprio para banho

por Renata Nicolli Nasrala
com informações da Agência de Notícias do Paraná

Nesta sexta-feira (29), o sétimo boletim de balneabilidade do Instituto Água e Terra apontou que a Ponta da Pipa, em Antonina, segue impróprio para banho. Além disso, os dez pontos permanentes também continuam desfavorável para a atividade no litoral do Paraná.

Ponta da Pipa segue impróprio para banho até pelo menos 4 de fevereiro

Este resultado de balneabilidade tem validade até dia 4 de fevereiro.

Além disso, segundo o boletim, o ponto no Rio Paranapanema voltou a apresentar qualidade para banho.

“Com exceção de alterações pontuais, em sua maioria causado pelo excesso de chuvas, comum no verão, a balneabilidade do Estado pode ser considerada boa”, diz a bióloga do Laboratório de Microbiologia do IAT em Curitiba, Beatriz Ern da Silveira. “Poucos pontos impróprios, sem grande frequência”.

Para ter acesso aos pontos próprios e impróprios pra banho de maneira rápida e dinâmica, é só baixar o novo aplicativo para sistema Android “Balneabilidade Estado do Paraná”, ou acessar os boletins pelo site do Instituto Água e Terra ou no link do Verão Consciente.

Monitoramento

 O IAT monitora as águas do Litoral e da Costa Oeste e Norte no período de maior fluxo de veranistas para avaliar a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) presentes em esgoto sanitário clandestino e fezes humanas e de animais de sangue quente.

Quanto maior a quantidade da bactéria na água, maior a possibilidade da existência de agentes patogênicos que podem colocar em risco a saúde dos banhistas.

As doenças mais comuns são:

  • gastroenterite
  • diarreia
  • doenças de pele
  • infecções nos olhos, ouvidos e garganta
  • hepatite A
  • cólera
  • febre tifoide

Os pontos monitorados ficam em Guaratuba (13), Matinhos (14), Pontal do Paraná (11), Ilha do Mel (6), Morretes (3) e Antonina (2).

O boletim também aponta dez rios, canais e galerias considerados permanentemente impróprios para banho no Litoral, independentemente da época do ano.

Na Costa Oeste são monitorados pontos de prainhas e rios nas cidades de Foz do Iguaçu (2), Santa Terezinha de Itaipu (3), São Miguel do Iguaçu (2), Itaipulândia (1), Missal (1), Santa Helena (3), Entre Rios do Oeste (2), Marechal Cândido Rondon (2) e na Costa Norte no município de Primeiro de Maio (1).

Cada ponto monitorado possui uma bandeira indicando se o local está próprio ou impróprio para banho. Elas são atualizadas às sextas-feiras, após resultado do novo boletim.

A sinalização refere-se à condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira. A cor azul indica que a água apresenta boas condições de balneabilidade em qualquer condição climática e a vermelha representa áreas inadequadas para banho.

29 jan 2021, às 09h39. Atualizado em: 16 mar 2022 às 13h42.
Mostrar próximo post
Carregando