Marcelo Campelo
Justiça

Por Marcelo Campelo

Política
Marcelo Campelo

Crimes Digitais – Quais são e como se prevenir?

Neste artigo são expostos as principais crimes digitais e as formas de se proteger.

Crimes Digitais – Quais são e como se prevenir?
hacker at work with graphic user interface around

8 de outubro de 2020 - 15:47 - Atualizado em 8 de outubro de 2020 - 15:47

Hoje em dia, estamos completamente digitais, às vezes penso viver mais no virtual que real, pois grande parte da nossa vida esta no celular ou computador, desde as notícias, agenda, compromissos, anotações. A digitalização chegou a tal ponto que em uma reunião o colega foi apenas com seu celular e anotou tudo no aparelho, impressionante. 

No entanto e infelizmente, a o mundo digital abriu oportunidades para criminosos atuarem invadindo, clonando, hackeando, extorquindo aqueles menos atentos aos cuidados e recomendações de especialistas.

Na pandêmia que vivemos, todos em casa, trabalhando em home office, a fraudes digitais aumentaram drasticamente, pois ocorreu uma aumento na utilização de ferramentas digitais para trabalhar e, com isso a oportunidade para delinquir. 

Segundo dados divulgados, os crimes consistem em furtos de número de cartões de crédito e senhas, com os quais os criminosos realizam compras, transferências e saques de valores. Através de um simples arquivo espião, o hacker consegue descobrir os dados necessários para realizar as transações financeiras. 

Outro crime que vem aumentado é a extorsão, quando um especialista em programação invade seu telefone, e o trava. Para liberar pede um “resgate”. O criminoso, enquanto de posse do celular, utiliza-o para fraudar  através da lista de amigos do proprietário, através de aplicativos de troca de mensagens, no qual simula ser o proprietário e pede dinheiro emprestado, na modalidade mais comum do crime. 

Um crime que ocorre com certa frequência e a publicação de fotos íntima, sem autorização, em redes sociais, grupos de aplicativos de mensagens  e até em streamers de vídeos como o youtube. Este crime é punido com reclusão e realmente pode levar o autor ter a cumrprir pena. Nos casos, em que se verifica o envolvimento de menores a pena pode ultrapassar 10 anos de reclusão. 

Ainda a prevenção é a melhor forma de se evitar sofrer prejuízos e danos a imagens através de crimes virtuais. Para os computadores, sempre ter um antivírus atualizado, um firewall para evitar invasões, não acessar sites desconhecidos ou que pareçam “esquisitos”, jamais passar a senha do banco ou aplicativos, mesmo que seja orientado por uma pessoa no telefone. Muitos crimes ocorrem via ligação., na qual a pessoa se identifica como de uma instituição financeira e pede para baixar um aplicativo e acessar a  conta corrente, nesse momento os dados são furtados. 

No que concerne ao celular,  as dicas dos especialistas é nunca abrir links e arquivos que pareçam estranhos, melhor prevenir. Usar a autenticação em duas etapas, pois nesse caso, na hipótese de uma clonagem, dificulta o crime.

Quem faz a própria segurança é o dono dos dados, nós mesmos, assim, seguindo as dicas dos especialistas, reduz-se a probabilidade de ser vítima de um crime digital.