Marcelo Campelo
Justiça

Por Marcelo Campelo

Política
Marcelo Campelo

Coronavírus e a Vigilância Digital da Google e da Apple.

Coronavírus e a Vigilância Digital da Google e da Apple.

17 de abril de 2020 - 00:00 - Atualizado em 5 de junho de 2020 - 11:49

Em coluna anterior tratamos do monitoramento do movimento da população que esta sendo realizado pelos governos estaduais através das companhias de telefonia celular. Nesse caso se monitora os movimentos através da triangulação de antenas, a precisão não é tão grande mas se consegue descobrir aonde estão as aglomerações. 

Numa notícia em um veículo de imprensa escrita, li um pequena notícia sobre os estudos que a Google e Apple estão fazendo para controlar o movimento das pessoas. Fazendo um aparte, se estão estudando já estão monitorando e já tem capacidade de saber nossa localização e com quem nos encontramos.

Para não sermos ingênuos, já existem programas na plataforma google que pedem opiniões sobre restaurantes que tivemos, locais que visitamos, como sabem disso, por localização e, não é pelo sistema de triangulação. Portanto eles já sabem nos localizar e definir com quem estivemos. 

O desenho do projeto dessas duas gigantes da internet conseguirá identificar com quantas pessoas estivemos, quem eram e o tempo que ficam conversando e, talvez inclusive a distância. Se uma pessoa contrair coronavírus e o governo necessitar ver por onde ela passou e com quem se encontrou é fácil, basta utilizar este aplicativo em desenvolvimento por estas duas empresas. 

O poder destas das empresas é imensurável,  pois, segundo estatística, 5,2 bilhões de smartphones estão operando com sistema da google e da apple. Ainda, a google tem o maior portal buscador do mundo, maior sistema de streaming de vídeo e maior plataforma de email, se ela quiser te achar ela te acha, mesmo com o9 celular desligado. A única forma de se esconder é através da retirada da bateria do telefone, mas você não pode estar logado com seu email na smarttv porque terão indícios de sua localização. 

    Nesse mundo de hoje, com uma pandemia do porte da Codvid-19, nossa privacidade será minorada pois seremos monitorados com o argumento de segurança sanitária. 

Marcelo Campelo – Advogado Criminalista