Marc Sousa
Fala Marc!

Por Marc Sousa

Política
Marc Sousa

Ministério da Ciência e Tecnologia e TCE-PR discutem fiscalização de obras com imagens de satélites

A partir do teste bem sucedido no estado, o projeto tem chances de expandir para outras cidades e assim ajudar a acompanhar o processo das obras públicas

Ministério da Ciência e Tecnologia e TCE-PR discutem fiscalização de obras com imagens de satélites
Paraná é o primeiro estado a usar satélite para fiscalizar obras públicas (Foto: Reprodução)

30 de julho de 2021 - 17:53 - Atualizado em 30 de julho de 2021 - 17:53

Representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), se reuniram nesta quinta-feira (29) para debateram o uso de imagens produzidas por satélites brasileiros na fiscalização de obras públicas.

De acordo com o ministro da pasta, Marcos Pontes, o projeto tem chances de expandir para outras cidades a partir do resultado positivo obtido no Paraná.

“Nós vimos aqui que é possível tecnicamente fazer esse projeto funcionar. O nosso próximo passo é juntar o pessoal do ministério, do INPE, e do TCE/PR para avaliarem a questão de estrutura necessária para viabilizar a iniciativa. Com certeza, isso pode ser uma mudança de paradigma e pode ser usada em outros estados”,

disse o ministro do MCTI, Marcos Pontes.
Foto: Wesley Sousa (SEAPC/MCTI)

A partir das discussões, foi apresentado nesta sexta (30) um panorama com exemplos e metodologia de como as imagens captadas em diferentes datas pelos equipamentos nacionais realmente conseguiram acompanhar o andamento da construção de estradas, aeroportos e prédios, por exemplo.

(Foto: Reprodução/INPE)

No relatório, o Ministério da Ciência concluiu que “os órgãos vão manter o diálogo e avaliar as formas de capacitação necessárias para análise das capturas de satélite, além de produzirem um acordo de cooperação para início do projeto piloto”.