Marc Sousa
Fala Marc!

Por Marc Sousa

Política
Marc Sousa

Não há subnotificação em Curitiba, diz Secretaria de Saúde

Não há subnotificação em Curitiba, diz Secretaria de Saúde

16 de abril de 2020 - 00:00 - Atualizado em 5 de junho de 2020 - 15:59

Curitiba tem situação bem diferente da nacional e não sofre com a subnotificação dos casos de Covid-19, segundo a Secretaria Municipal da Saúde. A médica infectologista do órgão, Marion Burger, deu entrevista essa manhã ao Jornal da Manhã Paraná, da Jovem Pan, e explicou o que acontece na capital.

 

“Nós ainda temos menos de 500 casos diagnosticados da infecção do novo Coronavírus, sabemos que para cada caso notificado a gente tem vários casos pouco sintomáticos ou até assintomáticos circulando entre nós, isso não é subnotificação, isto é a trajetória normal de muitas doenças. Nós temos isso pra dengue, temos isso pra infecção pelo influenza. A gente diagnostica aqueles casos que realmente são sintomáticos, que requerem ações mais importantes de isolamento.”, explicou Burger.

 

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou várias vezes nos últimos dias que, no plano nacional, existe o problema da subnotificação dos casos de Coronavírus. Ele tem usado esse argumento para justificar o porque o número de registros da Covid-19 não atingiu as proporções catastróficas previstas por alguns estudos internacionais.

 

Veja a entrevista completa: