Marc Sousa
Fala Marc!

Por Marc Sousa

Política
Marc Sousa

Em alta nas pesquisas, Moro preocupa Ciro Gomes

Empatados nas intenções de votos da chamada terceira via, ex-ministro começou campanha de desconstrução da imagem do ex-juiz o acusando de vender sentenças

Em alta nas pesquisas, Moro preocupa Ciro Gomes
(Foto: Divulgação)

25 de agosto de 2021 - 13:13 - Atualizado em 25 de agosto de 2021 - 13:50

Depois da última pesquisa XP/Ipespe, que trouxe o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e o ex-juiz Sérgio Moro (sem partido) empatados em terceiro lugar, Gomes reforçou a campanha de desconstrução do homem forte da Lava Jato. Na sondagem, Lula (PT) aparece com 40% das intenções de voto, seguido de Jair Bolsonaro (sem partido) com 24%, Ciro Gomes 10% e Moro 9%. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, o que coloca a disputa da chamada terceira via empatada.

Preocupado, Gomes decidiu abrir fogo contra Moro e o acusa de vender sentenças. A declaração foi feita essa semana em uma entrevista ao Grupo Liberal, do Pará. “Moro, evidentemente, vendeu sua sentença para tirar o Lula do jogo”, disse o pedetista, comentando sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que anulou as sentenças de Moro e devolveu os direitos políticos de Lula.

Coincidentemente, quem coordena as estratégias eleitorais de Ciro Gomes é o marqueteiro João Santana, responsável pela eleição de Dilma Rousseff (PT) e que foi preso por Moro na Lava Jato. Santana confessou em delação premiada que recebeu valores desviados da Petrobrás. Essa não é a única ligação de Gomes com o PT, ele foi foi ministro da Integração Nacional de Lula entre 2003 e 2006.

Pela pesquisa da XP/Ipespe, somados, os candidatos fora da polarização Lula X Bolsonaro aparecem com 27%, número superior às intenções de votos de reeleição do presidente, isso esquentou o debate de viabilidade de uma candidatura de terceira via.