Marc Sousa
Fala Marc!

Por Marc Sousa

Política
Marc Sousa

Comerciantes querem debater com promotores soluções para Coronavírus

Comerciantes querem debater com promotores soluções para Coronavírus

10 de abril de 2020 - 00:00 - Atualizado em 5 de junho de 2020 - 16:10

A Associação Comercial do Paraná (ACP) convidou o Ministério Público (MP) para debater um planejamento conjunto de combate ao Coronavírus. A proposta veio depois que o MP recomendou que a entidade suspendesse a sugestão de que os comerciantes reabrissem as portas na próxima segunda-feira (13/04). A ACP acatou o pedido.

 

Em uma “Recomendação Administrativa”, o promotor Marcelo Paulo Baggio, usa apenas o estudo do Imperial College London, que aponta como único caminho as quarentenas totais. O MP desconsiderou outras possibilidades debatidas pela ciência, como a defendida pelo médico toxicologista e professor da Universidade de São Paulo (USP) Anthony Wong, que defende um sistema de quarentena menos restritivo, em que só os grupos de risco são isolados. “Queremos o melhor para todos, sem dissociar nada e com uma visão ampla.”, diz o presidente da ACP, Camilo Turmina.

 

O presidente da ACP sugeriu ainda ao MP a leitura do Boletim Epidemiológico 07, emitido na última segunda-feira pelo Ministério da Saúde. O documento destaca que a partir da semana que vem, as cidades e Estados que implementaram medidas de distanciamento social, onde o número de casos confirmados não tenha impactado em mais de 50% da capacidade instalada de leitos, devem iniciar a transição para Distanciamento Social Seletivo, estratégia em que apenas alguns grupos ficam isolados. Até agora, esse é o caso de Curitiba.