Política

Lula lidera pesquisa sobre as Eleições de 2022, em todos os cenários

De acordo com a pesquisa, 47,5% dos entrevistados avaliaram a atual gestão como ruim ou péssima e 30,4% como ótima ou boa

Caroline
Caroline Maltaca / Estagiária com supervisão de Caroline Berticelli
Lula lidera pesquisa sobre as Eleições de 2022, em todos os cenários
Lula lidera pesquisa sobre as eleições de 2022, em todos os cenários (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

29 de julho de 2021 - 17:53 - Atualizado em 29 de julho de 2021 - 18:02

Uma pesquisa de opinião pública contratada pelo Partido Social Liberal (PSL), e realizada pelo Paraná Pesquisa em todo o Brasil no mês de julho, apontou Lula como o favorito nas Eleições de 2022, independente de quais sejam os seus concorrentes. De acordo com o relatório, na corrida presidencial contra o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o líder do Partido Trabalhista ganharia de 43,3% dos votos, contra 38,2%.

Com a aposta do PSL em lançar como pré-candidato o apresentador Datena, a pesquisa mostrou que em diversos cenários o paulistano se encontra em terceiro lugar, passando até mesmo Ciro Gomes e João Doria. Veja as tabelas:

Cenário 1 – disputa entre todos os possíveis candidatos (Foto: Reprodução)
Canário 6 – disputa entre Lula e Bolsonaro (Foto: Reprodução)

Potencial Eleitoral

Datena tem ganhado cada vez mais espaço na política. Em relação a opinião dos entrevistados sobre cada possível candidato, apenas o apresentador ganhou a maior parte dos votos na categoria “poderia votar”. Os demais, receberam a maioria como “não votaria de jeito nenhum”.

Foto: Reprodução

Demais candidatos:

  • Ciro Gomes (PDT) – 51,6% não votaria de jeito nenhum;
  • Jair Bolsonaro (sem partido) – 53,3% não votaria de jeito nenhum;
  • João Doria (PSDB) – 58,7% não votaria de jeito nenhum;
  • Lula (PT) – 46,7% não votaria de jeito nenhum;

Governo atual

De acordo com a pesquisa, 47,5% dos entrevistados avaliaram a atual gestão como ruim ou péssima e 30,4% como ótima ou boa. Ao todo, 40% aprova o Governo de Jair Bolsonaro, enquanto 55,9% desaprova. O relatório também apontou que a maior parte do público que pretende votar no atual presidente mora na região sul.

Sobre a pesquisa

De acordo com o relatório, a pesquisa foi feita com o objetivo de consultar à população sobre a situação eleitoral para o Executivo Federal em 2022 e avaliação da administração Federal. Para a sua realização foi utilizada uma amostra de 2010 eleitores, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e localização geográfica.

“O trabalho de levantamento dos dados foi feito com abordagem pessoal em domicílios, com eleitores de 16 anos ou mais, em 26 Estados e Distrito Federal e em 155 municípios brasileiros durante os dias 24 a 28 de julho de 2021, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, no mínimo, 20,0% das entrevistas”,

explica o relatório.