Jeulliano Pedroso
Estratégia Política

Por Jeulliano Pedroso

Política
Jeulliano Pedroso

#DicadoPedroso: preocupaciones y desafíos de la política en tres ciudades de frontera: puerto iguazú, foz do iguaçu y ciudad del este

O artigo aborda as preocupações ou grandes temas sobre a cidade conforme são entendidos por dirigentes políticos, habitantes, cronistas e comerciantes.

#DicadoPedroso: preocupaciones y desafíos de la política en tres ciudades de frontera: puerto iguazú, foz do iguaçu y ciudad del este

19 de julho de 2021 - 22:07 - Atualizado em 2 de agosto de 2021 - 11:15

Nesta coluna procuro abordar temas ligados à política de uma forma analítica, tendo sempre como lastro dados e evidências. Com isso em mente, e atendendo pedidos de leitores que gostariam de aprofundar seus conhecimentos, passarei a fazer indicações de textos que considero relevantes.

Às segundas-feiras irei publicar aqui resumos (e o link para a versão completa) de textos acadêmicos (artigos, entrevistas, resenhas) publicados em Revistas/Dossiês que possuam Comissão Editorial e que tenham sido avaliados por pareceristas ad hoc em regime de duplo-cego (double blind review). Friso que os textos passaram também pelo crivo do “Qualis Periódicos” – instrumento criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para avaliar os periódicos científicos no Brasil.

Utilizo estes critérios para garantir uma maior qualidade e relevância do que será indicado.

Indicação do dia: PREOCUPACIONES Y DESAFÍOS DE LA POLÍTICA EN TRES CIUDADES DE FRONTERA: PUERTO IGUAZÚ, FOZ DO IGUAÇU Y CIUDAD DEL ESTE

Autora: María Fernanda Maidana

Resumo (informado pela autora):

Na procura por identificar o que é preciso considerar para compreender a política que fazem os prefeitos e vereadores de Puerto Iguazú (Argentina), Foz do Iguaçu (Brasil) e Cidade de Leste (Paraguai), abordo as preocupações ou grandes temas sobre a cidade conforme são entendidos por dirigentes políticos, habitantes, cronistas e comerciantes. Em Puerto Iguazú, a expansão da cidade perante uma urbanização limitada, precária e excludente, em tensão com o crescimento do turismo; em Foz do Iguaçu, o desenvolvimento socioeconômico e os obstáculos para alcançá-lo, desde a falta de concreção de certas obras de infraestrutura para a logística e o turismo; em Cidade de Leste, a crise do comércio como forma de pensar e transformar a cidade. Proponho que os dirigentes políticos das três prefeituras relacionam espaços sociais de escalas diferentes sob formas diversas e que, mesmo compartilhando assuntos ou problemas translocais, os sentidos e as práticas da política são, antes tudo, dissímeis e expressam fortes singularidades.

________________

Referência: MAIDANA, María Fernanda. Preocupaciones y desafíos de la política en tres ciudades de frontera: Puerto Iguazú, Foz do Iguaçu y Ciudad del Este. Campos – Revista de Antropologia, [S.l.], v. 17, n. 1, p. 99-126, jun. 2016. ISSN 2317-6830. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/campos/article/view/46420>. Acesso em: 19 jul. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.5380/cra.v17i1.46420.