Eleições 2020

Vai ser mesário nas eleições 2020? Confira vídeo de treinamento do TSE

O vídeo de orientação aos mesários também estará disponível semanalmente na programação da TV Justiça, em cinco horários

Renata
Renata Nicolli Nasrala / Editora com informações do R7
Vai ser mesário nas eleições 2020? Confira vídeo de treinamento do TSE
Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

12 de outubro de 2020 - 16:53 - Atualizado em 12 de outubro de 2020 - 16:53

Você vai ser mesário nas eleições 2020? O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou na última sexta-feira (9) um vídeo de treinamento para os mesários que vão trabalhar nas eleições municipais em novembro.

Devido às recomendações de distanciamento social por conta da pandemia de covid-19, o curso será oferecido a distância. Veja aqui se você foi convocado para ser mesário nas eleições 2020.

Mesário nas eleições 2020: vídeo também estará disponível semanalmente na programação da TV Justiça

O vídeo de orientação aos mesários também estará disponível semanalmente na programação da TV Justiça, em cinco horários:

  • segunda-feira às 19h30
  • quarta (11h)
  • quinta (20h30)
  • sábado (5h)
  • domingo (21h)

Os mesários que concluírem treinamento terão equivalente a um dia de convocação, portanto, dois dias de folga em seu local de trabalho.

Para comprovar a convocação da Justiça Eleitoral, o certificado de conclusão do treinamento tem validade apenas se for acompanhado de declaração ou certidão emitida pelo cartório eleitoral. A declaração dos dias trabalhados é fornecida dias após a votação, pelo cartório eleitoral ou no website do TSE.

Aplicativo mesário

Outro meio para concluir o treinamento é o aplicativo Mesário. O app fornece informações e detalhes sobre como funcionam as eleições em todo seu processo.

No dispositivo, cada aula é organizada em blocos de assuntos como os documentos exigidos aos eleitores, a preparação da seção eleitoral, os materiais disponibilizados para cada local de votação, entre outros. A cada etapa concluída, a fase seguinte do treinamento é desbloqueada no aplicativo.

Ao final de cada bloco, o aluno passa por um teste de perguntas para confirmar os conhecimentos adquiridos na aula anterior.

Confira o vídeo na íntegra