Eleições 2020

Mesários começam a ser convocados amanhã

Convocações podem ser feitas por WhatsApp, e-mail, carta postal ou entrega pessoal, de acordo com cada município. Treinamento virtual terá início em setembro

Guilherme
Guilherme Barchik Com informações da Assessoria
Mesários começam a ser convocados amanhã
(Foto Tânia Rêgo/Agência Brasil)

17 de agosto de 2020 - 09:17 - Atualizado em 17 de agosto de 2020 - 09:59

A partir de amanhã, terça-feira (18), os cartórios eleitorais de todo o Paraná darão início à convocação de mesários. Todo eleitor acima de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral poderá ser convocado para atuar como mesário em seu município, preferencialmente no local e seção eleitoral em que vota.

Até o momento, 42,3 mil eleitores já se voluntariaram para essa função no Paraná. A capacitação dos mesários será realizada, pela primeira, vez à distância. Os treinamentos terão início em setembro. A eleição acontece no dia 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno).

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), as próximas eleições terão 88 mil mesários, com previsão de 22 mil seções eleitorais. Serão designados quatro mesários por seção.

Cinco cidades do Paraná possuem mais de 200 mil eleitores e poderão ter segundo turno: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel. Os mesários desses municípios também deverão atuar no segundo dia de votação.