Uma operação feita no Condomínio Serra do Mar, no bairro Riacho Doce, em São José dos Pinhais, levou seis pessoas à cadeia nesta sexta-feira (19). A operação visa prender suspeitos de homicídios na região e coibir o tráfico de drogas, visto que a maioria dos assassinatos no condomínio e arredores ocorreu por causa do tráfico.
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu, pela operação, cinco mandados de prisão contra pessoas suspeitas de envolvimento no tráfico de drogas e em homicídios tentado e consumado ocorridos na cidade. Os policiais ainda prenderam em flagrante um indivíduo por tráfico e autuaram outros quatro por posse de drogas. Os policiais apreenderam 400 gramas de maconha e cinco buchas de cocaína.
As ações tiveram o apoio da Força Nacional e da Guarda Municipal de São José dos Pinhais e foram realizadas, em parte, dentro do condomínio, local onde várias pessoas foram assassinadas desde 2012, quando o local terminou de ser construído e começou a ser habitado.
Homicídios
A operação de hoje teve base em dois crimes específicos. O homicídio consumado ocorreu no dia 2 de fevereiro deste ano e vitimou Elias Josiel Patene Alves, de 29 anos. Na ocasião, ele foi atraído até a residência onde sua companheira morava, no bairro São Marcos, e morto por dois indivíduos.
O homicídio tentado ocorreu no dia 15 de março de 2020 em uma rua, no Centro de São José dos Pinhais. Após ser alvo dos tiros, a vítima conseguiu fugir e pedir ajuda.
Desde que começou a ter moradores, o Serra do Mar tem sido palco de muitos crimes e violência. Tanto é que a fama já rendeu diversos nomes ao local, como Serra do Mal, Condomínio do Medo, Condomínio da Morte, entre outros.