Notícias

Polícia Civil lança campanha para investigar crimes de violência contra idosos

Expectativa é que 11,5 mil denúncias registradas neste ano sejam investigadas

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais com informações da assessoria da PCPR
Polícia Civil lança campanha para investigar crimes de violência contra idosos
(Foto: ilustração)

15 de outubro de 2021 - 09:51 - Atualizado em 15 de outubro de 2021 - 09:51

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) iniciou nesta sexta-feira (15) a operação Vetus, que tem como objetivo investigar crimes contra idosos. Ao todo serão apuradas 11,5 mil denúncias registradas através do Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), no estado. A ação ocorrerá em todo Brasil e é acompanhada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que visa reprimir e prevenir a violência contra a população idosa. 

No ano passado ocorreu a primeira edição da operação Vetus. No Paraná foram apuradas 556 denúncias, sendo os casos registrados entre abril e junho de 2020.

Para este ano, a expectativa é que a operação seja efetuada até 18 de novembro e sejam apuradas 11.551 denúncias referentes aos meses de janeiro e setembro de 2021.

Operação Vetus

O delegado da PCPR e coordenador da operação Vetus, Claudio Marques, afirma que existem denúncias em duplicidade relacionadas à mesma vítima, o que exigirá dos servidores analisá-las primeiramente. Os dados serão cruzados com inquéritos policiais, que já possam ter sido instaurados pelas delegacias. 

Também estão previstas visitas e inspeções em casas de repouso e abrigos. O objetivo é garantir a plena convivência e segurança dos idosos, além de ampliar a rede de proteção desse público. A operação foi denominada Vetus, pois a palavra significa idoso em latim.