Notícias

“Planta pênis” floresce pela primeira vez em 25 anos e atinge quase 2 metros

A espécie só deve florescer outra vez daqui a dez anos

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
“Planta pênis” floresce pela primeira vez em 25 anos e atinge quase 2 metros
(Foto: Reprodução/Jardim Botânico de Leiden)

29 de outubro de 2021 - 14:20 - Atualizado em 29 de outubro de 2021 - 14:21

A flor de uma “planta pênis” finalmente nasceu, pela primeira vez em 25 anos, no jardim botânico de Leiden, na Holanda. O exemplar atingiu 1,98 metro de tronco, onde nasceu uma flor de 48,7 centímetros.

A espécie Amorphophallus decus-silvae é conhecida pelo cheiro característico de carne podre, que tem a função de atrais insetos. É uma planta natural da Indonésia, foi levada para a Holanda em 2015 e é apenas o terceiro registro da espécie.

“Durante a floração feminina da planta, o espádice — parte branca e com formato fálico da floração — esquenta e emite odor pungente associado à carne podre. Moscas e outros insetos polinizadores gostam deste odor e vão em bando até a planta. Eles então pegam o pólen e transportam para outras Amorphophallus decus-silvae“, informou o jardim botânico.

A flor durou poucos dia, mas já murchou e deve voltar a florescer em 10 anos. Isso acontece pois o vegetal precisa passar anos coletando energia, produzindo apenas folhas e estocando a “comida” em seus tubérculos.