Notícias

Pitch de elevador

Na coluna de hoje vou apresentar uma ótima leitura sobre inovação e nova economia. Escrito por Marcio Benvenutti, o livro Incansáveis apresenta o mundo da nova economia a partir de experiências reais do autor.

Cris
Cris Alessi

17 de dezembro de 2019 - 00:00 - Atualizado em 17 de dezembro de 2019 - 00:00

Muita gente me pergunta sobre livros de inovação e nova economia

Tenho receio de indicar, pois há uma infinidade. E acho que livro é sempre algo muito pessoal. Você pode amar um livro e outra pessoa não gostar dele.

Mas para ser justa, pois já comentei na coluna de um livro sobre a inovação em Israel, vou mencionar um que trata muito bem do Vale do Silício, com uma visão brasileira.

E não tenho medo de indicar, porque seu autor já conquistou merecido reconhecimento na Califórnia e em nosso País.

A indicação é Incansável, do Mauricio Benvenutti

Primeiro, o autor. Mauricio foi executivo de empresas e um dos criadores da bilionária XP investimentos. Depois fundou a Startse, plataforma que une investidores, startups e mentores. Mauricio foi morar no Vale do Silício e, a partir desta experiência, escreveu Incansável.

É livro de alto astral, bastante motivador. Tem uma linguagem bem didática. Mauricio deu o livro para seus pais lerem antes de publicar. Queria ver se eles apreciariam a leitura e a achariam de fácil compreensão, o que aconteceu.

Então Mauricio teve certeza que Incansável seria de fácil acesso para pessoas de qualquer área de atuação.

Incansável traz o beabá da inovação

Explica, de forma clara, o que é uma startup e quais sãos seus conceitos fundamentais. Também dá excelentes dicas para quem está pensando em empreender. Motiva bastante os leitores mas alerta que isso tudo dá muito trabalho, e que a falha é quase inevitável no começo.

O subtítulo do livro, “Como empreendedores de garagem engolem tradicionais corporações e criam oportunidades transformadoras”, cai muito bem, pois Mauricio conta como surgiu o Vale do Silício e como as coisas funcionam por lá, relato recheado de experiências reais vivenciadas pelo autor.

Uma dica bem legal de Incansáveis é o Pitch de Elevador, comum no Vale do Silício

Uma startup tem que sempre estar pronta para passar seu recado em 30 segundos, pois você pode encontrar seu grande investidor numa subida de elevador e não deve desperdiçar essa oportunidade.

Mas o pitch de elevador tem que ser eficaz, tem que dizer rapidamente o que a empresa faz, qual o crescimento do mercado dela e a movimentação do seu negócio. Ele dá exemplo para o Uber:

Nós somos o Uber, um serviço que permite transportar passageiros em seu carro e receber por isso. Os táxis de São Francisco faturam 300 milhões de dólares e a solicitação de corridas aumenta 20%. Parte dessa demanda pode ser atendida por qualquer pessoa em seu carro. Lançamos o serviço ano passado e já geramos receita de 500 mil dólares e estamos crescendo 30% ao mês.

Se aplicar a dica para o próprio livro, Incansáveis seria um perfeito pitch de elevador. Em uma leitura de duas horas, Incansáveis é uma excelente porta de entrada para a inovação e a economia criativa.

É uma obra de leitura rápida, que traz conhecimento indispensável para quem quer conhecer ou se arriscar na nova economia

E vale também para quem já está há algum tempo no ramo, pois sempre é bom relembrar conceitos fundamentais. Inovação e tecnologia se transformam de forma veloz, mas alguns preceitos precisam de vez em quando serem relembrados.