Mundo dos Pets

Quantas vezes pode dar banho no cachorro?

Quando aumentamos a frequência de banhos, retiramos a oleosidade natural da pele e do pelo dos cães e dos gatos, o que pode desencadear uma série de problemas de pele, as famosas dermatites, explica o Veterinário.

Pauline
Pauline Machado / Canal de Estimação Jornalista e diretora do @canaldeestimacao
Quantas vezes pode dar banho no cachorro?

27 de agosto de 2020 - 09:31 - Atualizado em 31 de agosto de 2020 - 08:32

Resumo da matéria

Essa dúvida sempre existe por parte de tutores que cada vez mais querem seus animais limpos e cheirosos, principalmente aqueles que ficam dentro de casas e apartamentos.

Por isso, conversei com o Médico Veterinário David Filinto, e ele explicou que, no geral, não é recomendado mais que um banho por semana, e isso vale para cães e gatos – a não ser que o seu animalzinho esteja passando por um tratamento de pele e necessite de cuidados especiais como mais de um banho por semana.

“Quando aumentamos a frequência de banhos, retiramos a oleosidade natural da pele e do pelo dos cães e dos gatos, o que pode desencadear uma série de problemas de pele, as famosas dermatites. Por isso, sempre que você for dar um banho em seu cachorro ou gato procure fazer isso na parte da manhã e de preferência em dias quentes e ensolarados”, recomenda.

Não pode!

Ele acrescenta, ainda que, mesmo que você use secador, é importante evitar banhos à noite e em dias nublados. Tomando esses cuidados você estará evitando que seu pet permaneça mais tempo com a pele e pelos umedecidos.

Esses simples detalhes podem evitar sérios problemas de pele e pelos principalmente o crescimento de fungos.

Use produtos próprios para pets

Outra recomendação fundamental é sempre utilizar shampoo e produtos específicos para animais, pois outros produtos podem ser prejudiciais à pele e pelos e isso vale também para perfumes. Dê preferência aos produtos neutros. “Lembre que o olfato dos animais é muito mais aguçado do que o nosso, então, o que pode ser cheiroso para nós, para eles pode se tornar um incômodo”, ressalta.

Nunca de banho em seu cachorro com detergente, isso pode desencadear uma alergia e pode se tornar grave. “Com relação ao shampoo de humanos você também deve ter cuidado, pois, não são específicos para seu pet, logo, o Ph é diferente e isso também pode causar uma alergia e em algum casos até a queda dos pelos”, atenta.