Bichos

De quanto em quanto tempo dar vermífugo para gatos?

Pauline
Pauline Machado / Canal de Estimação Jornalista e diretora do @canaldeestimacao
De quanto em quanto tempo dar vermífugo para gatos?

18 de outubro de 2021 - 00:01 - Atualizado em 17 de novembro de 2021 - 11:10

Muitos tutores acham que medicamentos para vermes e pulgas são exclusivos para cães. No entanto, os gatos também devem receber esses cuidados para ficarem saudáveis. Vamos descobrir de quanto em quanto tempo dar vermífugo para gatos?

Gatos precisam tomar vermífugo?

Mesmo aqueles animais que não têm acesso à rua devem ser vermifugados periodicamente. É mais comum a contaminação com vermes na rua e em praças, por exemplo, mas ela também pode acontecer dentro de casa. Os vermes podem ser carregados para dentro do seu lar nos sapatos, por exemplo.

Eles ainda podem estar em brinquedos e potes com higienização pendente e até nos insetos que os gatos adoram caçar. Se o gato capturar uma mosca varejeira, ele pode ser contaminado com as larvas e ficar doente. Tudo isso sem nem sair de casa.

Vamos descobrir de quanto em quanto tempo dar vermífugo para gatos?

De quanto em quanto tempo dar vermífugo para gatos?

Gatos filhotes devem receber a primeira dose do remédio para vermes entre 15 e 30 dias de vida. Após 15 dias, é necessário fazer uma dose de reforço. A vermifugação deve ser mensal até o pet completar 6 meses de idade. Nessa fase, o vermífugo usado deve ser específico para filhotes. É recomendado pesar o animal antes de administrar a dose, pois filhotes ganham peso com rapidez.

A partir dos seis meses de idade as doses devem ser feitas de 3 em 3 meses ou de acordo com a orientação do seu médico veterinário de confiança.

Fonte: Cobasi