Mundo dos Pets

Como fazer uma roupinha de frio para o seu pet

Pauline
Pauline Machado / Canal de Estimação @paulinemachadooficial
Como fazer uma roupinha de frio para o seu pet

17 de agosto de 2021 - 00:09 - Atualizado em 17 de agosto de 2021 - 16:16

O inverno chegou e as baixas temperaturas já fazem parte da nossa rotina. Quem mora em lugares como sul e sudeste, deve ter recebido a visita de dias bem gelados.

Porém, se você possui um amigo de estimação em casa, provavelmente já sabe que o frio pode afetá-lo também, uma vez que, diferente do que acreditam, o pelo dos cães não é o suficiente para mantê-los aquecidos.

Então, para você conseguir deixar seu cãozinho bem quentinho, separamos algumas dicas de como você pode fazer roupinhas para esquentar e deixar seu animal de estimação bem estiloso!

  1. Transformando sua calça moletom em uma roupa nova

Sabe aquela calça de moletom bem quentinha, mas que você não tem mais interesse em usar? Se não for doar, você pode aproveitá-la para o seu animal de estimação!

Se o seu cãozinho for de pequeno porte, a manga pode se tornar uma ótima opção para proteger seu amigo do frio.

  • Primeiro passo é tirar as medidas do pescoço e das patinhas do seu cãozinho.
  • Em seguida, corte a parte do joelho da calça no comprimento ideal para não ficar curto ou longo demais. 
  • Depois você fará um corte onde irá passar as patinhas dianteiras do seu pet. Você pode medir com dois ou três dedos o tamanho do corte. Lembre-se de cortar na medida certa para não atrapalhar seu cachorro quando for andar ou correr.
  • Agora, faça um corte diagonal na mesma parte dos cortes para as patinhas. 
  • Por fim, você pode personalizar com um laço ou com algum acessório para cães.

Além de manter o seu cão bem quentinho, ele ganhou uma nova roupa e você nem precisou sair de casa, além de ser uma bela economia.

  1. Roupinha feita com uma blusa de lã

Se você tiver uma blusa de lã guardada e que não usa mais, procure dar um novo destino que não seja o fundo da sua gaveta!

Uma só blusa de lã pode ser aproveitada para até duas peças para o seu pet, já que somente as mangas são usadas para serem confeccionadas. 

Lembre-se de garantir que seja do tamanho ideal para o seu animal de estimação!

  • Primeiro, corte a manga da blusa no tamanho certo para passar a cabeça e cobrir o restante do corpo.
  • Assim como feito na calça de moletom, corte os locais onde as patinhas do seu pet irão passar (pode utilizar a dica de medir com dois ou três dedos).
  • Por fim, faça um corte na diagonal também do lado onde você fez o local das patinhas.
  1. Use uma camiseta velha para se tornar algo novo

Por último, você também pode aproveitar aquela camiseta velha que você não usa mais para esquentar o seu animal de estimação em dias mais frios.

Mas para essa opção, talvez seja preciso utilizar alfinetes para bebês, ok?

  • Primeiro passo é medir o corpo do seu pet para ter o tamanho exato da camiseta.
  • Em seguida, corte a barra da camiseta de acordo com o corpo do seu animal de estimação.
  • Faça os cortes onde irão passar as patas dianteiras do seu pet.
  • Corte o lado de dentro para que o tecido não atrapalhe o cão quando andar.
  • Se em algum lugar ficar largo, você pode utilizar alfinetes de bebês (que não machuque ou incomode seu colega).

Como saber se o cão está com frio

Como explicado acima, alguns cachorros são mais sensíveis às temperaturas mais baixas e sim, você consegue identificar quando o seu pet está frio!

As formas mais simples de descobrir é checando a temperatura das orelhas do cão, além das patas e do focinho. Se estiverem muito gelados, é um sinal claro de que ele precisa se aquecer.

Além desses locais estarem gelados, você pode analisar o comportamento do seu pet. Em caso dele estar muito encolhido e tremendo, já prepare o cobertor ou a roupinha nova.

Cuidado com a hipotermia no pet

Sabia que os cães também podem ser vítimas de hipotermia? Assim como os humanos, os cães podem vir a óbito se não estiverem bem protegidos do clima frio.

Por isso, é importante que nos dias mais gelados o seu pet esteja em um local com a temperatura mais amena. Se você conseguir utilizar roupinhas para evitar o vento frio, melhor ainda.

Quando os cachorros estão sofrendo com hipotermia, eles apresentam alguns sintomas como: respiração fraca, tremores, rigidez muscular e arritmias.

Se você perceber que o seu pet, ou mesmo encontrar algum cão com estes sintomas, leve-o imediatamente até uma clínica veterinária mais próxima para que ele seja atendido com urgência e tenha maiores chances de se recuperar.