por Pauline Machado
Jornalista e diretora do @canaldeestimacao

Ver o cãozinho fazendo truques é o desejo de todo tutor, mas é comum ter dúvidas sobre como ensinar o cachorro a dar a pata e entender outros comandos solicitados. 

Apesar de ser um desejo da maioria dos tutores, nem todo mundo consegue ensinar os comandos aos pets. Mas com um pouco de calma, persistência e paciência, é possível fazer o animal aprender muitas coisas novas. 

Continue lendo para saber o passo a passo de como ensinar truques para seu cãozinho com facilidade!

Aprenda o passo-a-passo de como ensinar o cachorro a dar a pata

Ensinar o cachorro a dar a pata parece complicado, mas, na verdade, é mais fácil do que parece. Contudo, é uma repetição que necessita de algum tempo e paciência. 

É importante compreender que, diferentemente dos humanos, os animais aprendem de forma gradual, por isso as repetições frequentes são tão importantes. Além disso, uma das melhores formas de ensinar o pet é usando o reforço positivo

O reforço positivo nada mais é do que uma forma de aprendizagem em que ocorre uma troca, fazendo com que o animal crie a associação do que aprendeu a uma coisa agradável, como uma brincadeira, carinhos e até petiscos

Tendo essas coisas em mente, é hora de aprender a melhor forma se ensinar o cachorro a dar a patinha:

Mantenha o pet sentado

Manter o animal sentado de forma confortável é a melhor maneira de ensiná-lo a praticar novos truques. Com ele sentado, pegue uma pata do pet ao mesmo tempo em que diz o comando “Dá a pata”, “Hi-five” ou alguma palavra de ordem que seja fácil e agradável. 

Ofereça o petisco

Feito isso, ofereça o petisco ao pet e deixe que ele coma. Faça esta repetição algumas vezes, no começo, pode ser que seu cão olhe para você confuso, mas isso é normal e com o tempo ele aprende. 

Faça repetições frequentes

Como já sabemos, os cães não aprendem no mesmo dia, portanto, faça algumas repetições diariamente. Mas não force o animal, 10 minutos por dia dedicados a este aprendizado já são suficientes para que o bichinho pratique os exercícios. 

Além deste método de ensinar o pet, também existe outra forma que consiste em mostrar o petisco para o cachorro e esperar que ele tente abrir sua mão para pegar a guloseima. 

No entanto, nem todos os cães agem da mesma forma. Dessa forma, o método anterior pode ser mais eficaz. 

Conheça alguns truques que você pode ensinar para o seu cão hoje mesmo!

Além de dar a pata, o cachorro também pode aprender outros truques como pegar a bola, sentar, deitar, rolar, ficar em pé. Eles podem ser ensinados ao pet com a ajuda do reforço positivo. 

Que tal aproveitar para ensinar esses truques para o pet também?

Aprendendo a sentar

Ensinar o cachorro a se sentar é um dos primeiros comandos que devem ser ensinados ao cachorro. Ele é importante na hora de ajudar o pet a se acalmar quando ele está agitado ou ansioso. 

No entanto, nem todo mundo sabe como isso pode ser feito. Por isso, separamos algumas dicas:

  1. Esteja sempre com um petisco na mão e utilize para chamar a atenção do cachorro;
  2. Movimente o petisco do focinho do animal até a parte de trás da cabeça do pet, fazendo com que ele acompanhe o movimento e se sente;
  3. Quando o cão estiver prestes a sentar, diga o comando “senta” e ofereça o petisco a ele. Aproveite este momento para elogiar o pet e fazer um carinho. 

Aprendendo a ficar em pé

Ficar em pé não é um comando tão útil no dia a dia, no entanto, pode ser um truque muito divertido e até fofo. Além disso, é muito simples de ensinar

  1. Primeiramente, faça o cachorro se sentar de maneira confortável;
  2. Use um petisco para chamar a atenção dele, movendo o petisco do focinho para cima;
  3. Peça para o cachorro ficar em pé, usando o comando “levanta”, “em pé”, “fica em pé”, e quando o animal se levantar, dê o petisco a ele e faça carinho. 

Aprendendo a sentar e dar a pata

Se você quer saber como ensinar o cachorro a sentar e dar a pata ao mesmo tempo, saiba que não é tão complicado quanto parece. No entanto, é fundamental que o animal já esteja familiarizado com estes truques. 

  1. Esteja sempre com um petisco na mão;
  2. Chame a atenção do pet com o petisco e mova a guloseima para que o animal se sente;
  3. Quando ele estiver prestes a sentar, peça o comando “senta”;
  4. Com o cãozinho sentado, estique sua mão e peça para que ele dê a patinha;
  5. Dê o petisco a ele seguido de muito carinho e elogios, afinal, ele merece!

Independentemente do truque, lembre-se de que alguns cachorros podem demorar mais tempo para aprender, mas isso não quer dizer que a idade ou a raça influenciam. 

É claro que um filhote aprende com mais facilidade que um cão idoso, no entanto, ambos podem ser capazes de praticar coisas novas.

A dica é ser paciente, não forçar o animal e sempre usar o adestramento positivo e as repetições.  

Benefícios de ensinar truques ao pet

Existem muitos truques fáceis de ensinar aos pets e os benefícios desses ensinamentos também são inúmeros. 

Além de proporcionar bem-estar ao pet, os truques podem ser muito divertidos, tanto para os animais quanto para os tutores, afinal, é um momento de brincadeiras, em que ambos ficam mais próximos, fortalecendo o vínculo afetivo. 

Aprender coisas novas beneficia a saúde mental dos cachorros, estimulando a memória e o raciocínio do pet. Isso pode fazer com que ele se sinta mais relaxado. Além disso, os truques também estimulam o bichinho a se movimentar. 

Sem contar que ensinar truques ao cachorro é fundamental para o seu comportamento. Isso deixa esses animais menos agitados, ansiosos e os torna mais obedientes. Além disso, os truques podem ser usados para corrigir comportamentos errados. 

Fonte: Cobasi.

6 out 2021, às 00h00. Atualizado em: 17 nov 2021 às 11h14.

No Ar

Balanço Geral Curitiba

As principais notícias de Curitiba e região, de segunda a sábado. Acompanhe com Matheus Furlan.

🔴AO VIVO
Mostrar próximo post
Carregando