Mundo dos Pets

8 benefícios da alimentação úmida para cães e gatos

De acordo com a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), há algumas classificações para os alimentos úmidos para cães e gatos.

Pauline
Pauline Machado / Canal de Estimação Jornalista e diretora do @canaldeestimacao
8 benefícios da alimentação úmida para cães e gatos

6 de outubro de 2020 - 18:56 - Atualizado em 6 de outubro de 2020 - 18:56

Quando falamos de alimento úmido, enlatado ou sachê, o primeiro pensamento normalmente está relacionado à petisco ou agrado. Realmente, por muito tempo a alimentação úmida de cães se restringiu apenas ao grupo de “alimento específico”. De acordo com a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), essas são algumas das classificações dos alimentos para gatos e cães:

  • Alimento específico: feito com ingredientes ou matérias-primas destinadas exclusivamente a alimentação de animais de estimação com finalidade de agrado, prêmio ou recompensa e que não se caracteriza como alimento completo, podendo possuir propriedades específicas. 
  • Alimento completo: composto por ingredientes ou matérias-primas destinadas exclusivamente à alimentação de animais de estimação, capaz de atender integralmente suas exigências nutricionais, podendo possuir propriedades específicas ou funcionais. 
  • Alimento coadjuvante: produto composto por ingredientes ou matérias-primas destinadas exclusivamente a alimentação de animais de estimação com distúrbios fisiológicos ou metabólicos (enfermidades), capaz de atender integralmente suas exigências nutricionais específicas, cuja formulação é livre de qualquer agente farmacológico ativo.

Assim, os alimentos específicos não podem ser utilizados como fonte única de nutrientes, tendo em vista que não fornecem o perfil nutricional necessário para atender as exigências nutricionais diárias de cães e gatos. Por outro lado, os alimentos completos e coadjuvantes são capazes de atender integralmente os requerimentos nutricionais desses animais. Atualmente, há alimentos úmidos completos e também coadjuvantes para cães e gatos que auxiliam e muito na promoção de saúde e bem-estar para esses animais.

Vantagens da alimentação úmida

  1. Alto teor de umidade: composto por 60-87% de água, o alimento úmido contribui com a ingestão hídrica e auxilia na manutenção da saúde do trato urinário. Esse benefício é especialmente importante para cães pequenos, uma vez que são predispostos à formação de cálculos urinários. 
  2. Baixa caloria: maior porção com menos calorias que auxilia na manutenção do peso. A diluição calórica torna a energia metabolizável do alimento úmido, em geral, menor que a do respectivo alimento seco.
  3. Elevada palatabilidade: aroma mais evidente e atrativo associado a uma textura diferente do alimento seco. A alta palatabilidade do alimento úmido é um dos grandes benefícios desse tipo de alimentação principalmente para cães pequenos, uma vez que esses animais são mais seletivos no momento de se alimentar.
  4. Textura: característica que contribui para a atratividade ao alimento. A palatabilidade em cães é influenciada diretamente pelo perfil aromático do alimento e por texturas diferentes. O alimento úmido possui um perfil aromático mais atrativo e a textura diferenciada ao se comparar com o seco.
  5. Variedade de aromas: ao ser combinada com a alimentação seca oferece uma grande diversidade de aromas e texturas.
  6. Facilidade de preensão: benefício essencial para filhotes de cães pequenos na fase de desmame e para os maduros e idosos que apresentam dificuldade de preensão decorrente da perda de dentes ou doenças bucais. 
  7. Saciedade: apetite satisfeito mais rapidamente devido ao percentual elevado de água. A distensão do estômago ativa barorreceptores que provocam uma sensação de saciedade. 
  8. Altamente digestível: digestibilidade elevada com o máximo aproveitamento dos nutrientes.

Fonte: Portal Vet/Royal Canin