Notícias

Petrobras acerta com PetroRoncavo compartilhamento de infraestruturas de gás

Reuters
Reuters
Petrobras acerta com PetroRoncavo compartilhamento de infraestruturas de gás
Logo da Petrobras na sede da empresa no Rio de Janeiro

16 de novembro de 2021 - 20:20 - Atualizado em 16 de novembro de 2021 - 20:25

SÃO PAULO (Reuters) – A Petrobras informou nesta terça-feira que assinou com a Potiguar E&P, subsidiária da PetroReconcavo, contratos de compartilhamento da infraestrutura de escoamento e processamento de gás natural de Guamaré, no Rio Grande do Norte.

Com isso, a Potiguar E&P poderá ofertar diretamente ao mercado o seu gás próprio produzido em terra no Estado nordestino.

Esse movimento soma-se a várias outras medidas da Petrobras para a efetiva abertura do mercado, viabilizando a diversificação dos agentes e aumento da concorrência em todos os elos da cadeia de gás natural, disse a empresa.

A Petrobras vendeu ativos de transporte de gás; reduziu o volume de gás contratado com a YPFB no gasoduto Bolívia-Brasil, permitindo que outros agentes do mercado brasileiro possam negociar compras de gás diretamente com a YPFB (tal como ocorreu com a UTE Cuiabá em 2021); e recentemente assinou contrato de arrendamento do Terminal de Regaseificação de GNL da Bahia (TR-BA), entre outras iniciativas.

A companhia também pretende sair das participações de transporte e distribuição de gás, em linha com os compromissos assumidos junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em julho de 2019.

(Por Rodrigo Viga Gaier; texto de Roberto Samora)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHAF18G-BASEIMAGE