Curiosidades

Nasa comemora 30 anos do telescópio Hubble com foto inédita

Além da foto do Hubble, a Nasa abriu um site, o NASA at Home (NASA em casa), onde é possível fazer uma verdadeira viagem espacial virtual.

Lucas
Lucas Sarzi
Nasa comemora 30 anos do telescópio Hubble com foto inédita
Foto: Divulgação/Nasa.

27 de abril de 2020 - 00:00 - Atualizado em 27 de abril de 2020 - 00:00

A Nasa está comemorando os 30 anos do telescópio espacial Hubble. Por isso, a agência espacial divulgou uma foto inédita de duas nebulosas (nuvens formadas por poeira cósmica, hidrogênio e gases ionizados a partir de restos de estrelas). A imagem foi apelidada de Recife Cósmico, porque se assemelha ao mundo submarino, informou a Nasa.

O telescópio decolou, no dia 24 de abril de 1990, a bordo do ônibus espacial Discovery, juntamente com uma equipe de cinco astronautas. Um dia depois, o Hubble entrou em órbita e tem ajudado a fazer descobertas sobre o universo e fornecido imagens impressionantes.

O Hubble produziu, até agora, 1,4 milhão de observações e forneceu dados usados para escrever mais de 17 mil publicações científicas. Segundo a Nasa, seus arquivos abastecerão ainda futuras pesquisas astronômicas nas próximas gerações.

Veja a foto feita pelo Hubble divulgada pela Nasa:

A imagem do Hubble mostra a nebulosa vermelha gigante (NGC 2014) e sua vizinha azul menor (NGC 2020). Elas fazem parte de uma vasta região de formação de estrelas na Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia satélite da Via Láctea, localizada a 163.000 anos-luz de distância.

Hubble-nasa-divulgacao

Foto: Divulgação/Nasa.

Nasa oferece viagem virtual ao espaço

Além da foto do Hubble, durante a quarentena a Nasa abriu um site que tem uma enorme quantidade de materiais do espaço. A agência criou uma seção chamada NASA at Home (NASA em casa), onde é possível acessar o material.

Além de fazer uma verdadeira viagem espacial virtual, também é possível explorar o telescópio espacial Hubble ou até mesmo entrar na aeronave SOFIA, um avião Boeing especialmente elaborado para o transporte de telescópios. Dá até para usar um simulador de voo. Para acessar o site NASA at Home, clique aqui.