Mundo Animal

Tubarão pré-histórico ataca submarino: conheça o predador

Animal mais antigo que dinossauros vive nas profundezas do oceano e raramente chega a ter contato com a luz do sol. Saiba onde ele foi encontrado!

Guilherme
Guilherme Becker / Editor em parceria com Carolinne Moraes
Tubarão pré-histórico ataca submarino: conheça o predador
Saiba onde o tubarão pré-histórico foi encontrado.

20 de fevereiro de 2020 - 00:00 - Atualizado em 2 de setembro de 2020 - 23:11

Você sabia que os tubarões existem a 450 milhões de anos e são mais antigos do que os dinossauros? Em todo esse tempo, existiram várias espécies, de todos os tipos e tamanhos. De acordo com alguns relatos ao redor do mundo, o tubarão pré-histórico ainda vive nas profundezas do oceano.

Tubarão pré-histórico encontrado vivo

Nos últimos anos, o tubarão pré-histórico deu o que falar ao ser encontrado vivo em alguns países como Bahamas, Austrália, Japão e Portugal. O mais curioso é que os tubarões são de espécies diferentes, que revelam que o predador dos mares da pré-história pode não estar extinto.

Estes animais geralmente vivem a mais de mil pés de profundidade e raramente chegam a ter contato com a luz do sol. Na escuridão das águas, eles preferem as temperaturas mais baixas.

Ilustração do Megalodonte, o maior tubarão que já existiu.

Confira abaixo as vezes que o tubarão pré-histórico resolveu aparecer!

Tubarão pré-histórico ataca submarino nas Bahamas

Um tubarão pré-histórico da espécie Hexanchus Griseus, conhecido por tubarão-albafar, foi flagrado durante uma operação de um submarino de pesquisa da marinha Ocean X, na ilha de Eleuthera, nas Bahamas.

O animal raramente é registrado por imagens. Existem relatos da espécie ter sobrevivido desde a época anterior aos dinossauros. Os tubarões-albafar vivem nos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico e podem medir entre 3,5 e 4,2 metros de comprimento.

De acordo com estudos científicos, esta espécie de tubarão pré-histórico é mais antiga que a maioria dos dinossauros, como por exemplo o Tiranossauro Rex.

tubarao pre-historico
Foto: Reprodução

No registro realizado pela equipe da Ocean X, um tubarão fêmea se aproxima do submarino de pesquisa, que estava a uma profundidade de 1.700 pés. Segundo relatos, ao chegar próximo do veículo, o tubarão-albafar morde uma parte da estrutura e chega a arrancar uma câmera

Apesar do grande susto durante a operação do grupo de exploração do oceano, a missão foi considerada um sucesso, pois pela primeira vez um tubarão pré-histórico desta espécie foi etiquetado em alto mar.

Vídeo: Tubarão pré-histórico ataca submarino

Ficou curioso para ver o tubarão pré-histórico atacando submarino? Neste vídeo é possível observar o momento em que o animal se aproxima do submarino, causando uma grande nuvem de areia.

A fêmea de aproximadamente 6 anos se aproximou do submarino, mordeu uma parte da estrutura e ficou rodeando o veículo. O tubarão pré-histórico parecia intrigado com o submarino, mas logo se movimentou rapidamente, levantou areia do fundo do mar e desapareceu.

Apesar do encontro rápido, os pesquisadores conseguiram instalar um chip no animal para monitoramento. Se para a equipe o encontro foi uma surpresa, imagine como foi para o tubarão, que vive nas profundezas do oceano sem contato com a luz. Confira o vídeo do tubarão pré-histórico!

Tubarão pré-histórico capturado na Austrália, em Portugal e no Japão

Em 2015, no sudeste da Austrália, um raro tubarão foi capturado por pesquisadores em uma rede de pesca.

Chlamydoselachus anguineus, também conhecido como tubarão-enguia ou tubarão-cobra, é mais uma espécie pré-histórica de tubarão, considerado um verdadeiro fóssil vivo. Cabeça redonda e 300 dentes finos e afiados são características típicas deste predador.

Já nas águas de Algarve, ao sul de Portugal, um habitante inusitado também apareceu, capturado por uma rede de pesca. O tubarão pré-histórico encontrado em Portugal estava a 700 metros de profundidade e, infelizmente, foi retirado morto do mar. Trata-se da mesma espécie encontrada na Austrália.

Existem ainda relatos que apontam a aparição deste tubarão pré-histórico no Japão. O tubarão-enguia, apesar de ser bastante raro, está presente de Angola ao Chile, da Guiana à Nova Zelândia, e da Espanha ao Japão.

Top 5 tubarões pré-históricos (bônus)

Confira no vídeo abaixo os cinco tubarões pré-históricos mais incríveis do mundo:

Reprodução: Maiores do Mundo

Confira também no RIC Mais: