A partir desta segunda-feira (8), o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) passa a funcionar em Londrina, norte do Paraná, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), para descontos em multas de trânsito. É possível que os motoristas tenham redução de até 40% no valor das infrações. A ação é desenvolvida pelo Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Para se inscrever no SNE, é necessário estar com a Carteira Digital de Trânsito (CDT) ativa. O aplicativo móvel pode ser baixado nas lojas virtuais (Google Play e Apple Store). Após preencher os dados pessoais, o solicitante receberá um e-mail para ativar o cadastro e deverá preencher o número de segurança da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Além dos descontos, a plataforma também possibilita que o condutor ou proprietário de veículo veja se já existem infrações que foram registradas.
Os descontos são possível desde que a quitação ocorra até a data do vencimento. Para isso, o motorista precisa reconhecer que cometeu a infração e deve abrir mão de recursos. Ainda assim, é viável a indicação do condutor infrator.
Depois de cadastrado, o usuário deixa de receber as notificações por correspondência e passa a acompanhar de forma online. O acesso, entretanto, pode ser cancelado pelo motorista a qualquer momento.