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Pole dance: Bem-estar e autoestima nas alturas

Cada vez mais pessoas se interessam pela modalidade de atividade física que trabalha força, mobilidade, flexibilidade, queima até 700 calorias, enquanto estimula o sistema cognitivo e libera neurotransmissores

Nina
Nina Machado / Comando News
Pole dance: Bem-estar e autoestima nas alturas
crédito: divulgação

8 de setembro de 2021 - 16:52 - Atualizado em 8 de setembro de 2021 - 17:11

O pole dance é uma modalidade que mistura dança, ginástica e uma barra vertical. Popularizada na Inglaterra nos anos de 1980, a prática já foi muito associada às casas noturnas, mas tem sua origem ligada à prática do mallakhamb (homem de força), uma espécie de ioga praticado num poste de madeira e com cordas, ginástica tradicional indiana.

Nos últimos anos, houve uma redescoberta do pole dance como atividade física, pois a modalidade reúne força, flexibilidade, queima calórica e estímulo ao sistema cognitivo e liberação de neurotransmissores. “O Pole Dance é uma atividade física maravilhosa que trabalha força, flexibilidade, condicionamento físico e ainda traz desenvolvimento e consciência corporal para o praticante, pois engloba o corpo como um todo”, conta Ana Paula Furman, fisioterapeuta, instrutora de Pole Dance e proprietária do In.Verso Studio.

Ana ainda revela que existem diversas vertentes da prática como Pole Esporte, voltado para formação de atletas, Pole Fitness, voltado para o gasto calórico, e Pole Artístico,  incorporado em espetáculos performáticos, e o Pole Arte, que é mais coreográfico. Segundo ela, o Pole Dance vem atraindo cada vez mais pessoas, pois é uma modalidade democrática. “Eu sempre digo, o Pole Dance é para todos. No meu espaço eu tenho turmas bastante heterogêneas, com mulheres de todas as idades e tipos de corpos. Além disso, o Pole também pode ser uma excelente atividade para crianças, pois pode ser muito lúdico e interessante, e para homens. Mas, no momento, são as mulheres que mais procuram a prática”. 

Benefícios do Pole Dance 

Os benefícios do Pole Dance variam de acordo com o praticante. Mas, de uma forma geral Ana Paula enfatiza que a prática ajuda na coordenação motora, lateralidade, fortalecimento muscular e flexibilidade. Com isso, a qualidade de vida e a autoestima do praticante melhoram. “Nós trabalhamos muito no desenvolvimento da autoestima durante as aulas, para que as alunas não se comparem umas com as outras. A ideia é que comparem consigo mesmas em relação às aulas anteriores. Afinal, cada um tem seu desenvolvimento”, finaliza. 

Sobre Ana Paula Furman 

Ana Paula Furman é fisioterapeuta, professora, praticante e incentivadora do Pole Dance. A ex-bailarina conheceu a prática durante a faculdade de fisioterapia e teve o pré-conceito de que pole dance era apenas sensual e desconstruído. Porém, ao experimentá-la percebeu que se tratava de uma modalidade completa que treina força, flexibilidade e condicionamento cardiovascular. Hoje, após passar por 4 estúdios, inaugurou seu próprio espaço em 2021.


Sobre o In.Verso Pole Studio

O In.Verso Pole Studio é um espaço destinado primordialmente à prática de Pole Dance. O estúdio traz a máxima de que é possível se expressar e se comunicar com o próprio corpo por meio do exercício físico e do cuidado com a mente. 

In.Verso Studio
Endereço: R. Itacolomi, 1877 – Loja 3 – Portão, Curitiba – PR, 81070-150 Telefone: (41) 99261-7490
Instagram: https://www.instagram.com/in.versopolestudio/