Notícias

Muito acima do peso, coruja faz dieta e volta a voar; assista

Plump, como foi apelidada, estava pesando cerca de 245 gramas, um terço a mais do que a média das corujas de sua espécie; o sobrepeso a impedia de voar

Gabriel
Gabriel Azevedo com informações do R7
Muito acima do peso, coruja faz dieta e volta a voar; assista
A coruja passou por uma dieta rígida. (Foto: Reprodução)

2 de fevereiro de 2020 - 00:00 - Atualizado em 2 de fevereiro de 2020 - 00:00

Em janeiro deste ano, um morador do condado de Suffolk, no Reino Unido, encontrou uma coruja fêmea numa vala, tentando voar. Pensando que estava machucada, ela foi encaminhada para o Santuário de Corujas de Suffolk, onde os veterinários, inicialmente, também acharam o mesmo.

No entanto, após alguns exames, a equipe constatou que Plump, como foi apelidada, estava pesando cerca de 245 gramas, um terço a mais do que a média das corujas de sua espécie, a mocho-galego ou Athene noctua. E que o sobrepeso a impedia de voar.

De acordo com os médicos veterinárias que atenderam Plump, ‘obesidade’ entre animais selvagens é um fenômeno raro. Um das explicações para o peso da coruja seria o verão deste ano, que está mais quente, e aumentou a população de ratos. “Ela se empolgou e ficou gorda”, avalia o especialista Rufus Samkin.

Submetida a uma “dieta rigorosa” e exercícios realizados no solo com alimentos, a coruja obesa conseguiu perder quase 30 g em duas semanas e meia. Mais magra, Plump voltou ao seu habitat natural.