Notícias

Mosaic Fertilizantes eleva produtividade em usinas de fosfato no Brasil

Reuters
Reuters
Mosaic Fertilizantes eleva produtividade em usinas de fosfato no Brasil
Produção de fosfato

22 de novembro de 2021 - 17:30 - Atualizado em 22 de novembro de 2021 - 17:31

RIO DE JANEIRO (Reuters) – A Mosaic Fertilizantes obteve ganhos de produtividade após investir 12 milhões de dólares em equipamentos e mudanças de rotas de processo para ampliar a eficiência do uso do recurso mineral fosfático das unidades de Tapira (MG) e Catalão (GO), disse a companhia em comunicado nesta segunda-feira.

Uma das maiores produtoras de fosfato e potássio combinados, a companhia obteve com o aporte realizado no primeiro trimestre deste ano um incremento relativo de 3,1% no desempenho de produção, informou.

Até dezembro de 2022, a previsão é que esse percentual mais que dobre, chegando a 7%, ou aproximadamente 150 mil toneladas por ano, adicionou.

O ganho de produtividade, segundo a companhia, está associado ao melhor aproveitamento da rocha nas unidades.

“Este projeto vem para implementar automação, inovação e transformação digital nas usinas, bem como a transformação dos equipamentos e sistemas envolvidos nos processos”, disse em nota o vice-presidente de Operações da Mosaic Fertilizantes, Elias Lima.

“O auxílio dos softwares viabiliza respostas mais imediatas e, principalmente, baseadas em sistemas. O resultado é um ganho expressivo em produtividade, mesmo ainda em fase de investimento.”

A empresa pontuou que uma das tecnologias inéditas na indústria brasileira de fosfato, usadas neste projeto, é um analisador on-line de processos de britagem e flotação, “que oferece aos operadores informações precisas e em tempo real para tomada de decisão, processos que antes levavam algumas horas para serem avaliados”.

(Por Marta Nogueira)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHAL16G-BASEIMAGE