Moradores da rua Carnaúba em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, procuraram o Balanço Geral Curitiba para pedir ajuda sobre uma situação que está causando medo para quem vive no local. Segundo eles, desde o ano passado suas residências e quintais vêm sendo invadidos por cobras e lagartos.
Eles acreditam que os animais estão saindo de lotes baldios tomados pelo mato e migrando para as casas.
“Não dá para saber se é do mato alto dos terrenos particulares ou se é do próprio terreno da prefeitura que tem aqui do lado da minha casa”, disse Gisele de Jesus.
Juliana Patin aponta que um dos terrenos particulares é limpo uma vez ao ano e, da última, o proprietário chegou a confessar que encontrou várias cobras e alertou os vizinhos para tomarem cuidado.
“Se ele faz a limpeza uma vez no ano, aí ele encontrou as cobras e pediu que a gente tomasse cuidados com as crianças”, lembra.
Outro problema apontado é a destinação certa que precisa ser dada aos animais.
“Das vezes anteriores foi ligado para prefeitura, 193, Meio Ambiente e ninguém dá suporte, ninguém vem e o que está acontecendo é que quando aparece, os moradores tem que matar os bichinhos porque ninguém vem dar suporte para fazer a captura”, explica Gisele.
De acordo com o biólogo, pelo menos três espécies de cobras capturadas pelos moradores foram identificadas. Duas delas não são peçonhentas, enquanto uma se trata de uma jararaca.
“A jararaca, essa sim é uma serpente perigosa, de interesse médico, que um acidente pode causar a morte de um ser humano”, explica o Luiz Roberto Francisco