Um médico brasileiro revelou, em entrevista, motivos que justificam a dificuldade de algumas pessoas em acordar cedo e que não é impossível tomar isso um hábito. Dr Caio Bonadio, médico do sono e psiquiatra, afirmou que cada pessoa conta com um ritmo biológico diferente que depende da genética e dos hábitos de cada um.
O Dr. conta que os genes responsáveis pelo controle do ritmo biológico de cada um são expressos em uma região chamada hipotálamo, de onde são enviadas mensagens químicas para o resto do corpo. É isso que determina o ritmo biológico.
Além da genética, segundo o Go Outside, o médico revelou que características ambientais, como exposição à luz natural e artificial, horário das refeições, prática de exercício físico que até mesmo a faixa etária podem influenciar o ritmo interno. Por isso, para aprender a acordar cedo, segundo ele, basta criar novos hábitos.
Dr. Caio informou que ações como diminuir a quantidade de luzes no período noturno, principalmente as dos celulares e computadores, além de fazer refeições à noite com menos calorias, podem ajudar a modificar o ritmo biológico e adaptá-lo para acordar cedo.
Ao longo do dia, o médico recomendou aumentar a exposição à luz solar logo ao acordar, regular o horário das alimentações e evitar consumo de cafeína e outros estimulantes durante a tarde.
O ideal, no entanto, é respeitar o ritmo biológico natural e previamente determinado pela genética. O médico afirma que contrariar os genes pode gerar doenças e complicações a longo prazo, como ansiedade e depressão.