Frio intenso atinge o Paraná (Foto: Arquivo/Marília Sutil)
Previsão do tempo: Temperaturas negativas e possibilidade de geada em várias cidades do Paraná
As chuvas que atingiram o Paraná nos últimos dias começam a se afastar neste início de semana com a chegada de uma massa de ar frio vinda da Argentina. De acordo com o Instituto Metereológico Simepar, as temperaturas prometem uma queda significativa a partir de terça-feira (07) e há possibilidade de geadas em várias regiões do estado entre quarta e quinta-feira (09).
Nesta segunda-feira (06), conforme o site do Simepar, já ocorre um resfriamento significativo na área mais ao sul do Estado. Em Francisco Beltrão a temperatura mínima prevista é de 8°C. No entando, a intensa massa de ar polar ingressa mesmo na Região Sul do Brasil na terça-feira, e pode fazer 3°C em Rio Negro e União da Vitória.
Ainda na terça-feira há possibilidade de geada na região de Palmas e General Carneiro, também ao sul do Paraná. Na quarta-feira (08) o frio fica mais intenso e podem ocorrer geadas em Curitiba e cidades da região central do Estado. Na capital, a mínima prevista para quarta é de 5°C.
De acordo com o meteorologista Fernando Mendonça Mendes, do Simpear, com o avanço da frente fria, a possibilidade de geadas se espalha na quinta-feira por várias regiões do Paraná, podendo atingir cidades da região norte, como Maringá e Londrina, onde as temperaturas mínimas podem chegar à casa dos 4°C.
Em Curitiba, os termômetros podem marca 0°C na quinta-feira. “Algumas cidades da região sul devem registrar temperaturas negativas”, alerta Mendes. Em Pato Branco, por exemplo, pode fazer -1°C ao amanhecer.
Próximo fim de semana
Com a proximidade do fim de semana, uma segunda massa de ar polar se desloca pelo sul do País e atinge o Paraná novamente. “As temperaturas mínimas devem ser negativas, principalmente nas cidades da região sul e centro-sul do Estado, bem como na Região Metropolitana de Curitiba”, explicou o especialista.