Brasil

Mais de 300 mil pessoas já se recuperaram do coronavírus no mundo; veja os números no Paraná

Lucas
Lucas Sarzi
Mais de 300 mil pessoas já se recuperaram do coronavírus no mundo; veja os números no Paraná
China é o país que mais recuperou doentes. Foto: Arquivo.

8 de abril de 2020 - 00:00 - Atualizado em 1 de julho de 2020 - 14:48

Nem só de notícias ruins são as informações sobre a pandemia do novo coronavírus pelo mundo. Neste momento, as boas notícias acabam tendo ainda mais peso, principalmente no que diz respeito a esperança de que dias melhores virão. Em todo o mundo, mais de 300 mil pessoas já se recuperaram da covid-19, doença provocada pelo vírus que assusta a todos. No Brasil, embora os números ainda não sejam precisos, muita gente tem vencido essa luta também.

Na semana passada, mais de 200 mil pessoas estavam curadas do novo coronavírus no mundo todo, mas o número cresceu rápido e nesta quarta-feira (8) já ultrapassam os 310 mil. Segundo dados da universidade americana Johns Hopkins, às 20h15 eram 318.068 casos recuperados (como são chamados os curados).

De todas as regiões, a China, país onde o vírus surgiu no fim de dezembro do ano passado, continua na liderança dos recuperados: são mais de 77 mil pessoas que hoje comemoram o que já passaram. Com um número expressivo também aparece a Espanha, com mais de 48 mil curados. Em terceiro e quarto lugares aparece a Germânia (com mais de 36 mil recuperados) e o Irã (que recuperou quase 30 mil pessoas).

Ironicamente ou não, estes também são alguns dos países mais afetados pela doença. Mas como a ideia é comemorar, mais uma boa notícia: apenas um destes países, a Espanha, aparece entre os quatro que mais registraram mortes. Isso significa que existem mais pessoas recuperadas do que vítimas fatais da doença nestes países citados.

coronavirus-exame-recuperados-brasil

Brasil vai começar a divulgar os recuperados pelo coronavírus. Foto: Ilustrativa.

E o Brasil, como tá?

Embora ainda não tenhamos a precisão dos dados do Brasil, pois essas informações não vinham sendo divulgadas, a notícia também pode ser boa pelos próximos dias. Isso porque, nesta terça-feira (7), o Ministério da Saúde disse, através do secretário-executivo João Gabbardo, que vai começar a divulgar os casos recuperados.

A ideia é mostrar às pessoas a covid-19 não é uma sentença de morte. “Nós ainda não estamos com esse painel concluído, mas esperamos nos próximos dias poder apresentar isso diariamente para a população”, afirmou o secretário, exaltando que, só na última terça-feira, 173 pacientes foram considerados recuperados em todo o Brasil.

Boas notícias no Paraná

Embora ainda não haja um prazo estabelecido sobre quanto tempo leva para uma pessoa se recuperar da doença provocada pelo novo coronavírus, as notícias também são boas em nosso Estado. O Paraná registrou, até o momento, 189 casos de pessoas que ficaram doentes, mas se recuperaram. Destes casos, 83 só em Curitiba. De qualquer forma, manter a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de isolamento social é importantíssimo para fazer com que a curva diminua cada vez mais.