Notícias

Maioria dos europeus crê que governos descumprirão metas climáticas, diz pesquisa

Reuters
Reuters
Maioria dos europeus crê que governos descumprirão metas climáticas, diz pesquisa
Termômetro mostra temperatura de 40 graus Celsius em Bonn, na Alemanha

27 de outubro de 2021 - 11:15 - Atualizado em 27 de outubro de 2021 - 11:16

Por Kate Abnett

BRUXELAS (Reuters) – A maioria dos cidadãos da União Europeia acha que seu governo fracassará no combate à mudança climática, que os europeus veem como o maior desafio enfrentado pela humanidade neste século, mostrou uma pesquisa publicada pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) nesta quarta-feira.

Dos 27.700 entrevistados nos 27 países da UE, 58% disseram crer que seu país não conseguirá reduzir drasticamente suas emissões de dióxido de carbono até 2050, apontou o levantamento climático do BEI.

A falta de fé dos cidadãos do bloco nas credencias climáticas de seus governos contrastou com seu apoio a políticas mais rigorosas.

Na pesquisa, 70% dos entrevistados da UE disse que endossam medidas que impõem mudanças de hábito para enfrentar as emissões.

Uma grande maioria de 87% se disse ou “completamente” ou “algo” a favor da substituição de voos curtos por trens, e 69% disse concordar com um imposto sobre os produtos mais poluentes.

“Na véspera da COP26, estas exigências do público nos dão uma autoridade clara para intensificarmos nossos esforços e acelerar a transição verde”, disse o vice-presidente do BEI, Ambroise Fayolle, em referência à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021, que começa no domingo na Escócia.

Outros 75% dos entrevistados do bloco se disseram mais preocupados com a crise do clima do que seus governos.

A sondagem do BEI foi realizada em agosto e setembro, depois que incêndios florestais devastadores e inundações fatais sublinharam as realidades da mudança climática para muitos europeus.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH9Q0X8-BASEIMAGE