Por Pedro Fonseca

(Reuters) – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 49% das intenções de voto para a eleição presidencial de 2022, contra 23% do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), de acordo com pesquisa do instituto Ipec publicada nesta sexta-feira (25) pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Atrás de Lula e Bolsonaro aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7%; o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 5%; e o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM), com 3%, segundo o levantamento. De acordo com a pesquisa, 10% disseram que votariam em branco/nulo e 3% não responderam ou disseram não saber.

O ex-presidente Lula, que não pôde concorrer contra Bolsonaro na eleição de 2018 devido à Lei da Ficha Limpa por condenação no âmbito da operação Lava Jato, recuperou os direitos políticos este ano após a revogação das condenações.

O Ipec, um instituto novo liderado por ex-executivos do Ibope Inteligência, entrevistou, presencialmente, 2.002 eleitores em 141 cidades, entre 17 e 21 de junho. Como não tem pesquisa anterior de intenção de voto publicada, não há comparação com outro período. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

Na véspera, o Ipec mostrou que a aprovação ao governo Bolsonaro caiu para 24%, ante 28% em fevereiro, enquanto a reprovação subiu para 49% de 39% anteriormente.

25 jun 2021, às 10h36. Atualizado às 11h04.
Mostrar próximo post
Carregando