Notícias

Luiz Pereira deve assumir vaga de Chico Caiana na próxima sessão

A juíza da 66a Zona Eleitoral de Maringá encaminhou à câmara o diploma do suplente de Caiana

Brenda
Brenda Caramaschi
Luiz Pereira deve assumir vaga de Chico Caiana na próxima sessão
Foto: Arquivo/CMM

31 de julho de 2020 - 12:55 - Atualizado em 31 de julho de 2020 - 12:55

O ex-vereador e dirigente do Sindicato dos Bancários de Maringá Luiz Pereira (PP) será empossado no cargo na sessão da próxima terça-feira, 4, às 9h30. Ele assume a vaga de Chico Caiana (PTB), que faleceu na última quarta-feira após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Esta será a primeira sessão ordinária após o recesso parlamentar. A informação é da assessoria de comunicação do legislativo. A juíza da 66a Zona Eleitoral de Maringá, Roberta Carmem Scramim de Freitas encaminhou à câmara o diploma do suplente de Caiana.

Pereira era primeiro suplente do PTB nas Eleições de 2016, mas recentemente se filiou ao PP, gerando dúvidas se, de fato, poderia assumir a cadeira na casa de leis já que há jurisprudência de que, nas eleições proporcionais, o mandato pertence ao partido. Mas a troca partidária foi feita durante a janela eleitoral, que permite a migração para outra legenda sem a perda do mandato. O segundo e terceiro suplentes do PTB, Da Silva e Pastor Sandro, também trocaram de partido. A quarta suplente do PTB seria a ex-vereadora Márcia Socreppa, que faleceu há três anos. No entanto, havia a dúvida, se a cadeira não deveria ser ocupada pela quinta suplente, Maria Isabel Nogueira, que se tornaria a única mulher na atual legislatura. 

A incerteza levou a Câmara de Maringá a comunicar oficialmente à Justiça Eleitoral sobre a morte de Caiana e questionar qual suplente deveria assumir a vaga. A resposta da Justiça Eleitoral ao ofício do Legislativo  foi dado ontem (30). No parecer, a juíza da 66ª Zona Eleitoral manifestou condolências pela morte de Caiana e informou que a cadeira deve ser ocupada por Luiz Pereira, enviando, em anexo, o diploma do suplente. Com a posse de Pereira, o PP passa a ter duas cadeiras na Câmara e o PTB perde sua representatividade na casa. O vereador William Gentil também era do PTB mas migrou para o PSB na janela eleitoral. Maria Isabel ainda pode requerer a vaga na Justiça. 

Luiz Pereira já havia assumido temporariamente a vaga de Caiana, por cerca de dois meses, há pouco mais de dois anos, durante uma licença.