Notícias

Lobo marinho aparece em Matinhos, no litoral do Paraná, para uma ‘descansadinha’

Animal vem desde o sul do Brasil subindo a costa em busca de alimento. As paradas nas praias são para dar um descanso.

Giselle
Giselle Ulbrich
Lobo marinho aparece em Matinhos, no litoral do Paraná, para uma ‘descansadinha’
Foto: Nosso Litoral

28 de julho de 2021 - 21:40 - Atualizado em 28 de julho de 2021 - 22:02

Não foi só o frio que resolveu subir pelo sul do Brasil. Um lobo marinho apareceu na Praia Brava de Matinhos, no litoral do Paraná, nesta quarta-feira (28), passando “de viagem”. Enquanto muita gente está preocupada com frio e a neve ou a variante delta, ele só queria dar uma esticadinha na praia. Ele se deitou, rolou, descansou, posou para fotos e ficou um tempo na areia, decidindo que horas voltaria para a água.

Conforme a bióloga Camila Domit, do Centro de Estudos do Mar, em Pontal do Paraná, aparentemente o animal está bem de saúde. Ela explica que os lobos marinhos vêm à praia em busca de descanso. Este, especificamente, veio deslocando desde o sul do País. Foi marcado por biólogos do ICMBIO na Ilha dos Lobos (RS) no início de julho. Depois o animal foi atendido no dia 4 de julho na Praia do Sol pela equipe Educamar e Laboratório de Zoologia da PMP-BS/UDESC e registrado no dia 7 de julho em Itapirubá e Praia do Mar Grosso, em Laguna (SC). Veio subindo a costa e agora decidiu fazer uma parada de viagem em Matinhos.

“É bem comum este comportamento. Estes animais antárticos e sub antarticos, mesmo os lobos marinhos do sul, que vem da região do Uruguai e Argentina, sobem a região costeira do Brasil em busca de alimento esta época do ano”, disse Camila, mostrando que é comum estes animais aparecerem no litoral do Paraná entre julho e setembro.

O animal está sendo observado pelo CEM. A Prefeitura delimitou a área na praia para que ninguém chegue perto e perturbe o descanso do turista cheio de charme.

Confira o charmoso descanso do guerreiro (com direito até a uma “coçadinha”):

Orientações dos biólogos

  • Não se aproxime, os lobos marinhos são animais selvagens;
  • Mantenha o distanciamento da área de descanso do animal;
  • Não forneça alimento;
  • Molestar mamíferos marinhos é crime.
  • Caso você o aviste ou registre qualquer outro animal marinho vivo ou morto nas praias do Paraná, acione os biólogos da UFPR pelo 0800 642 3341 ou 41 9213-8746