Coronavírus

Com reforço de super-heróis, Liga da Caridade distribui marmitas para pessoas em situação de rua, em Curitiba

Além de amor, solidariedade e refeições, grupo espalha alegria e esperança

Guilherme
Guilherme Becker / Editor
Com reforço de super-heróis, Liga da Caridade distribui marmitas para pessoas em situação de rua, em Curitiba
(FOTO: DIVULGAÇÃO/ LIGA DA CARIDADE)

30 de abril de 2020 - 00:00 - Atualizado em 1 de julho de 2020 - 14:43

Um grupo chamado Liga da Caridade tem promovido ações de solidariedade de maneira diferente durante a pandemia do coronavírus, em Curitiba. Além do tradicional encontro semanal para produção e distribuição de marmitas a pessoas em situação de rua, agora a equipe ganhou o reforço de super-heróis para levar ainda mais amor e esperança. 

Após arrecadar doações, preparar o tempero e colocar os alimentos em marmitas, a hora da distribuição nas ruas de Curitiba ficou ainda mais divertida com personagens do cinema. Flash, Homem Aranha e Capitão América são alguns dos super-heróis que já realizaram boas ações na capital paranaense.

(FOTO: DIVULGAÇÃO/ LIGA DA CARIDADE)

Projeto Liga da Caridade

As ações da Liga da Caridade já existiam em Curitiba antes da pandemia do coronavírus. Entretanto, com o avanço da covid-19, os grupos de Meiriellen Silveira, do Bairro Alto, e de Izabel Cristina, do Cajuru, se uniram para realizar um trabalho maior e atender mais pessoas em situação de rua.

liga da caridade

Meiriellen (a frente) e outros voluntários na preparação das refeições (FOTO: DIVULGAÇÃO/ LIGA DA CARIDADE)

As atividades da Liga da Caridade se concentram em arrecadar doações – alimentos, cobertores e força humana -, produzir as refeições e entregar a pessoas necessitadas durante um dia da semana a noite, geralmente aos sábados. Para desenvolver o trabalho, as líderes contam com ajuda de amigos, do grupo de motoqueiros Insanos MC Divisão Curitiba, da Escola de Socorristas TeamBrasil e do apoio da loja Ecoville Novo Mundo produtos de limpeza.

“A maior parte das doações vem de pessoas comuns. Pessoas que vêem nossas publicações, que olham nossas ações e resolvem se unir a nós. Essas doações vêm através de alimentos, que as pessoas trazem aqui na minha casa no Bairro Alto, lá no Cajuru ou então, a gente dá um jeito de ir buscar essas doações também. Um quilo de alimento que as pessoas doam faz toda a diferença”, conta Meiriellen, uma das idealizadoras.

Entretanto, nas últimas ações, o grupo tem contado com um reforço extra, de super-heróis. Personagens do grupo Heróis & Cia, liderados por Vander Constat, têm disponibilizado tempo e solidariedade para levar alegria durante as distribuições de marmitas.

“Foi bem bacana a ação com o super-herói, porque a princípio a gente pensa que é uma coisa mais infantil, mas foi uma adesão muito bacana por parte deles. Eles querem estar perto, querem conversar, apesar de tomarmos todos os cuidados por conta do coronavírus. Mas só da figura do super-herói estar lá traz um alento e um carinho diferente para eles. Percebemos nos olhos deles”, contou Meiriellen.

liga da caridade

Ricardo Pilz (Capitão América), Vander Constant (Homem Aranha) e voluntários (FOTO: DIVULGAÇÃO/ LIGA DA CARIDADE)

Vander, que no último sábado (25) esteve caracterizado de Flash, destacou como a ação do grupo Liga da Caridade é importante. Apesar dele estar vestido de super-herói, o rapaz revelou que não é necessário fantasia e nem máscara para se tornar um herói da sociedade.

“Alguns moradores ficam um pouco envergonhados com a presença do super-herói, mas depois de uma conversa, uma brincadeira, todos entram na onda. Mesmo sendo um personagem infantil todas as pessoas que ali estavam já foram crianças. A recepção sempre é incrível, mas é o que eu sempre digo, os verdadeiros heróis são aqueles que estão distribuindo as doações”, declarou Vander.

Ajude a Liga da Caridade

liga da caridade

Izabel com voluntários na preparação dos alimentos (FOTO: DIVULGAÇÃO/ LIGA DA CARIDADE)

Para realizar as ações, o grupo, que conta com aproximadamente 50 pessoas ao todo, arrecada doações durante a semana. Entre os itens arrecadados estão alimentos, cestas básicas, produtos de limpeza e roupas. A Liga da Caridade também é aberta para novos integrantes que se identifiquem com o projeto.

As doações podem ser feitas por contato telefônico:

  • Meiriellen Silveira (41) 99947-1096
  • Izabel Cristina (41) 99716-6193

Em média o grupo distribui 200 marmitas por noite, frutas e bebidas. Confira um vídeo produzido por eles e acompanhe o trabalho também pelo Instagram @ligadacaridade