Notícias

Líderes de golpe no Mali prometem eleição dentro de prazo razoável

Reuters
Reuters
Líderes de golpe no Mali prometem eleição dentro de prazo razoável
Soldados do Mali são vistos em praça de Bamako após golpe militar

19 de agosto de 2020 - 16:34 - Atualizado em 19 de agosto de 2020 - 16:36

Por Tiemoko Diallo

BAMAKO (Reuters) – Soldados que depuseram o presidente do Mali com um golpe de Estado prometeram, nesta quarta-feira, organizar eleições dentro de um prazo “razoável” e logo buscaram conversas com um dos mediadores de forças mais influentes da nação da África Ocidental.

O presidente Ibrahim Boubacar Keita renunciou e dissolveu o Parlamento na terça-feira depois que os amotinados o detiveram a mão armada, o que desestabilizou ainda mais um país vítima de uma insurgência jihadista e assolado por tumultos civis.

Temendo que a queda de Keita após sete anos no poder pudesse desestruturar a região do Sahel, a União Africana e a Comunidade Econômica do Estados da África Ocidental (Ecowas) suspenderam o Mali.

Investidores estavam descartando ações de mineradoras de ouro radicadas em solo malaio. Os amotinados ainda não haviam identificado seu líder, mas o clima na capital Bamako parecia calmo.

Líderes da junta se reuniriam na tarde local desta quarta-feira com Mahmoud Dicko, pastor salafista que entusiasmou manifestantes durante protestos contra Keita realizados nas últimas semanas que atraíram dezenas de milhares de pessoas, disse o porta-voz de Dicko.

Dicko é uma figura política influente, cujo apoio foi visto como crucial para a vitória de Keita na eleição de 2013, mas desde então rompeu com o presidente.

Um porta-voz dos amotinados, que se chamam de Comitê Nacional para a Salvação do Povo, disse mais cedo que estes agiram para evitar mais “caos, anarquia e insegurança”.

(Por Tiemoko Diallo em Bamako e David Lewis em Londres; Reportagem adicional de Paul Lorgerie e Tangi Salaun; Bate Felix, em Paris, Michelle Nichols, nas Nações Unidas; e David Lewis, em Londres)

tagreuters.com2020binary_LYNXNPEG7I1HH-BASEIMAGE