Internacionais

Descubra o raro leopardo-de-amur camuflado na fotografia

Existem menos de 120 desses animais vivendo em estado selvagem e um deles está na fotografia abaixo

Caroline
Caroline Berticelli / Editora

13 de outubro de 2019 - 00:00 - Atualizado em 13 de outubro de 2019 - 00:00

O leopardo-de-amur é considerado um dos gatos mais ameaçados do mundo, existem menos de 120 desses animais vivendo em estado selvagem e um deles está na fotografia acima. (Veja abaixo com a dica) 

Camuflagem do leopardo-de-amur

O registro que mostra o poder de camuflagem do leopardo-de-amur, já que é quase impossível encontrá-lo, foi feito por Andrey Troyanov, inspetor sênior da reserva Terra da Reserva Natural Leopard, no Extremo Oriente da Rússia. Um parque criado especialmente para salvar a espécie. 

Os leopardos-de-amur sabem se esconder muito bem. (Foto: Terra da Reserva Natural Leopard)

Sabe-se que apenas 86 adultos e 21 adolescentes vivem em seu habitat natural, e o futuro das espécies como animais selvagens – e não zoológicos – depende deles. Embora ainda altamente ameaçado, duas décadas atrás, havia apenas 30 adultos conhecidos após anos de caça furtiva durante a era soviética. 

Vinte anos atrás, existiam apenas 30 leopardos-de-amur vivendo na natureza. (Foto: Terra da Reserva Natural Leopard)

Cerca de 100 anos atrás, os gatos povoavam toda a península coreana e duas províncias da China, além de regiões no leste da Rússia.  

A Terra da Reserva Natural Leopard também protege tigres Amur em extinção, o maior felino do mundo, e populações de ursos pardos e pretos. Mas é o leopardo que é o mais vulnerável. Ainda assim, se eles se esconderem tão bem quanto este, então há esperanças de sobrevivência das espécies.

Agora, veja onde o felino estava escondido o tempo todo. (Foto: Andrey Troyanov)