Notícias

Justiça Eleitoral marca nova eleição de prefeito e vice em Francisco Alves (PR)

O Tribunal Superior Eleitoral confirmou a inegibilidade de Valter Cesar, cujas contas foram reprovadas

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Justiça Eleitoral marca nova eleição de prefeito e vice em Francisco Alves (PR)
(Foto: Divulgação/TSE)

21 de setembro de 2021 - 08:21 - Atualizado em 21 de setembro de 2021 - 08:21

A Justiça Eleitoral marcou para o dia 7 de novembro a realização da eleição suplementar para a escolha de prefeito e vice-prefeito do município de Francisco Alves, no Oeste do Paraná. A decisão foi tomada após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmar a inegibilidade de Valter Cesar, que foi o único candidato que disputou a eleição no ano passado.

A decisão dos ministros do TSE foi por unanimidade, após Cesarter as contas públicas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR). Durante o período que foi prefeito e atuou como presidente transitório do Consórcio Intermunicipal para a Conservação da Biodiversidade da Bacia do Rio Xambrê de Iporã, o político não prestou contas.

Ele não chegou a assumir o mandato após a eleição. Após ter a candidatura indeferida, ele entrou com recurso, mas não houve acolhimento do pedido.

Nesta eleição, poderão votar as pessoas registradas no cadastro eleitoral em situação regular e com domicílio eleitoral no respectivo município até 9 de junho de 2021 (151 dias antes). Na cidade, estão aptos a votar 5.946 eleitoras e eleitores, que irão comparecer a 21 seções eleitorais, em quatro locais de votação.

O horário é das 7h às 17h, pelo sistema eletrônico de votação. Está dispensada a identificação biométrica.

Auditoria das urnas

No dia da nova votação, no próprio município terá a auditoria de funcionamento de urna em tempo real (que confere a contagem, captação e apuração dos votos em uma urna sorteada) e a auditoria de verificação da autenticidade e integridade dos sistemas (que verifica os sistemas das urnas nos próprios locais de votação, antes mesmo do início dos trabalhos).